dieta variada carne

Queres estar em forma? Segue uma dieta variada

Para obter os nutrientes necessários para o teu corpo funcionar corretamente, precisas de uma dieta variada.

Uma das melhores maneiras de cuidar da nossa saúde é ter uma dieta rica e equilibrada. Hoje em dia isso é difícil porque o estilo de vida atual leva a que os nossos alimentos sejam pobres em nutrientes e com um alto nível calórico.

Como é a tua alimentação?

A primeira coisa que precisas de fazer é descobrir que quantidades precisas de cada tipo de alimento, para que a tua dieta seja saudável sem te privar de nada (nem mesmo de doces). Isso vai ajudar-te a ter uma saúde melhor. Também ajudará o teu corpo a receber os nutrientes necessários para um funcionamento ideal.

Distingue os grupos de alimentos

Os Hidratos de Carbono

Vamos começar com o primeiro grupo, que é a batata, o arroz, pão e massa. Esses alimentos fornecem-nos hidratos de carbono, que são a energia do nosso corpo.

Aconselha-se 4 a 6 porções por dia. Cerca de 80 gramas de arroz, 60 gramas de pão ou 200 gramas de batata.

Podes combiná-los como quiseres, mas tem cuidado. O abuso deste tipo de alimentos pode ter um impacto negativo, especialmente se não fizeres atividade física suficiente para queimar essa energia.

Verduras

Outro grupo importante são os vegetais. Eles fornecem vitaminas que mantêm o nosso corpo forte. São ricos em vitaminas A, B, C e E, bem como em potássio e outros minerais. Recomenda-se 2 ou mais porções por dia, perto de 200 gramas.

Manter uma dieta equilibrada é essencial para uma boa saúde

Frutas

Continuamos com as frutas, que ultimamente têm sido criticadas pelo seu suposto alto teor de açúcar. Lembra-te de que os açúcares intrínsecos às frutas não são prejudiciais à saúde e é isso que a OMS afirma na sua “diretriz sobre a ingestão de açúcar para crianças e adultos”.

Como os vegetais, fornecem muitas vitaminas úteis para o nosso corpo. Elas também contêm fibras e ácido fólico.

Deves comer três ou mais porções de fruta por dia (uma porção que geralmente coincide com uma peça de tamanho médio, cerca de 200 gramas).

dieta variada vegetais

Os produtos lácteos

Eles também fornecem vitaminas e minerais, sem uma ingestão excessiva de energia. Portanto, recomendam-se 2 a 4 porções por dia, o que geralmente coincide com um copo de leite, dois iogurtes ou três fatias de queijo.

Peixe

Fornece proteínas de alta qualidade, além de vitaminas e minerais. Também fornecem ômega-3, muito importante para a nossa saúde cardiovascular. São recomendadas 4 porções de 150 gramas cada (uma posta) por semana.

Carne e ovos

O consumo de carnes magras, aves e ovos é aconselhado, pois contêm muito pouca gordura, como a carne de coelho. Este tipo de alimento contém muitas proteínas, minerais e vitamina B. Carne de porco, borrego e pato são as que contêm mais gordura.

Legumes 

Devemos comer 2 a 4 porções semanais de legumes (cada uma correspondente a um prato). Eles fornecem vitaminas, minerais e ácido fólico.

Frutos secos

Também estão incluídos numa dieta equilibrada entre 3 a 7 porções semanais, cerca de 20 gramas cada. Eles ajudam a regular o colesterol e a pressão sanguínea. São ricos em fibra e proteínas vegetais.

Deves ter sempre em mente que nem as carnes gordurosas, doces ou alimentos ricos em açúcares fazem parte de uma dieta completa e equilibrada. Eles devem ser consumidos muito ocasionalmente. Para completar a tua dieta, é melhor planear as refeições semana a semana. No início será um esforço, mas vais ver como rapidamente te vais habituar.

Tambien te puede interesar

Os dadores de semen precisam de ser bonitos

Alguns dadores de sémen são bonitos e outros não. Esta não é uma qualidade necessária para poderes doar sémen. Neste artigo mostramos-te porque é que é um mito.

18 Dezembro, 2019