Pelo Comité Editorial Blog Ividador

diabtes

A diabetes causa infertilidade nos homens?

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes.

A diabetes tem impacto na fertilidade masculina, pois está associada à má qualidade do esperma e do embrião e a danos no ADN (mutações e deleções genéticas). Outras alterações frequentes são a diminuição da produção da testosterona e, como consequência, a disfunção eréctil, a diminuição do volume espermático, a anejaculação e a ejaculação retrógrada. Para evitar a diabetes é recomendado que os homens tenham uma alimentação saudável, pratiquem exercício físico, evitem o consumo de tabaco e tenham o peso controlado.

 

Diabetes

Existem dois tipos de diabetes. A diabetes tipo 1 ocorre quando as células do pâncreas deixam de produzir insulina. Este tipo de diabetes ocorre normalmente na infância e na adolescência e implica o tratamento com insulina para toda a vida. A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença. Este tipo de diabetes está associado ao excesso de peso e à obesidade. Neste caso, embora o pâncreas seja capaz de produzir insulina, os hábitos alimentares e o estilo de vida pouco saudável geram resistência à insulina no organismo, e o corpo desenvolve diabetes. Na maioria dos casos, a diabetes pode ser tratada com uma dieta saudável e exercício físico. Em muitos casos, as alterações do estilo de vida têm de ser acompanhadas com a toma de medicação (antidiabéticos orais) e, em casos mais graves, com a administração de insulina.

 

Sintomas

Os sintomas da presença de níveis elevados de glicose no sangue incluem o aumento da fome e da sede. As pessoas com diabetes costumam sentir mais sonolência, podem sentir náuseas e comichão no corpo, ter visão turva e secura na boca. Também é frequente aumentar o número de vezes em que sentem necessidade de urinar e desenvolvem menor resistência durante o exercício físico.

 

Diabetes e infertilidade masculina

Nos homens, a diabetes é conhecida por causar certos problemas médicos que dificultam ou impossibilitam conseguir uma gravidez sem tratamento. Estas condições incluem a disfunção erétil, a ejaculação retrógrada, ejaculação retardada, a baixa qualidade do esperma e a baixa testosterona, também conhecida como hipogonadismo.

 

Disfunção erétil

Os homens que lutam com disfunção erétil são incapazes de obter ou manter uma ereção. A disfunção erétil é causada por danos nos nervos e problemas com a circulação sanguínea adequada. É mais comum em diabéticos de longo prazo e em homens com diabetes não tratada.

 

Diminuição da líbido 

A falta de glicose (única fonte de energia para o cérebro) em certas áreas do cérebro pode causar fadiga, fraqueza e menos desejo sexual nos homens.

 

Ejaculação retrógrada

A ejaculação retrógrada acontece quando o sémen entra na bexiga em vez de sair do corpo. Este não é um problema sério de saúde, mas dificulta conseguir uma gravidez sem tecnologia de reprodução assistida.

 

Ejaculação retardada

A ejaculação retardada é quando um homem tem dificuldade em ejacular devido a danos no nervo peniano, devido a certos medicamentos, stress ou problemas psicológicos, ou diabetes.

 

Baixa qualidade do esperma

A qualidade do esperma e a motilidade do esperma são diferentes. A qualidade é a capacidade do espermatozoide de fertilizar um óvulo, enquanto a motilidade é a capacidade do espermatozoide de viajar em direção a um óvulo para que possa fertilizar. A motilidade normalmente não é afetada pela diabetes, mas a qualidade pode ser prejudicada. A obesidade, um problema ligado à diabetes, também desempenha um papel na qualidade do esperma de um homem.

 

Maturação dos espermatozoides

A diabetes tem um impacto negativo na maturação, desenvolvimento e funcionalidade dos espermatozoides. A diabetes provoca um envelhecimento prematuro dos espermatozoides. Isto acontece devido ao aumento do stress oxidativo no entorno dos espermatozoides.

 

Baixa testosterona (hipogonadismo)

A testosterona é uma hormona que diminui à medida que os homens envelhecem, mas também está ligada à diabetes e à infertilidade. A baixa testosterona não pode ser curada, mas as opções de tratamento para ajudar a aumentar os níveis hormonais estão disponíveis por meio de medicamentos, tecnologia de reprodução assistida e mudanças no estilo de vida, como a perda de peso.

 

Danos ao ADN do esperma

A diabetes está associada ao aumento dos danos nucleares, mitocondriais e do ADN que podem prejudicar a capacidade reprodutiva dos homens. Estes danos provocam a diminuição da capacidade de fecundação do espermatozoide. Quando um espermatozoide com alterações na estrutura do ADN espermático consegue fecundar um óvulo, a implantação no útero pode falhar ou pode ocorrer um aborto espontâneo e existe um aumento do risco de alterações genéticas transmitidas à descendência.

 

Tratamento

O tratamento da infertilidade associada à diabetes envolve um maior controlo sobre os açúcares no sangue (controle glicémico), hormonas e funções reprodutivas. O diagnóstico e o tratamento da infertilidade geralmente envolvem o estudo do histórico médico e do histórico familiar do casal. Existem várias opções de tratamento, como medicamentos orais e/ou insulina. Às vezes, podem ser sugeridas opções de tratamento associadas, como a cirurgia para perda de peso.

 

É importante que um homem diabético conheça e compreenda bem o seu tipo de diabetes. A forma como cada pessoa lida com a doença é o principal fator de sucesso no tratamento, com o acompanhamento de um médico especialista. Não existem exames preventivos para detetar a diabetes tipo 1, mesmo para pessoas com risco elevado devido ao histórico familiar. É essencial verificar os níveis de glicose regularmente em pessoas com risco de apresentar diabetes tipo 2, devido a fatores relacionados com o estilo de vida, como um estilo de vida sedentário, excesso de peso ou obesidade. Homens com doença cardiovascular, pressão arterial elevada, colesterol elevado ou pré-diabetes, ou seja, níveis de glicose no sangue elevados, mas não altos o suficiente para serem rotulados como diabetes, também devem verificar os níveis de glicose com regularidade. As pessoas com diabetes também devem parar de fumar e consumir apenas quantidades pequenas de gorduras e moderadas de álcool. Quando a diabetes está bem controlada, o homem pode levar uma vida normal, e a doença não apresenta dificuldades quando o casal deseja aumentar a família.

 

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023