Pelo Comité Editorial Blog Ividador

espermograma

O que é um espermograma?

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.

 

Espermograma

O objetivo do espermograma é avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. O principal motivo para a realização deste exame é a investigação da causa da infertilidade do casal. O espermograma também pode ser solicitado após a realização de uma cirurgia de vasectomia, quando um homem pretende fazer uma doação de esperma, ou para avaliar o funcionamento dos testículos.

Este é um exame laboratorial simples, realizado a partir da análise de uma amostra de sémen. Esta amostra é colhida em laboratório, através de masturbação. Recomenda-se que, antes de providenciar a amostra, o homem não tenha relações sexuais 2 a 5 dias, para que o resultado do exame não sofra interferências.

 

Como é realizado

Para fazer a recolha da amostra de sémen, o material ejaculado é depositado num recipiente próprio fornecido pelo laboratório e em seguida encaminhado para a análise. O esperma colhido é armazenado num recipiente esterilizado, que é identificado com os dados pessoais do homem. São também anotados os dias de abstinência e a hora da colheita. Para não influenciar a quantidade total de espermatozoides presentes no sémen, é importante que o homem não tenha relações sexuais, não se masturbe, nem pratique nenhuma outra ação que provoque ejaculação 2 a 5 dias antes de realizar o exame. Também é solicitado que o homem faça uma boa higiene da zona genital. Adicionalmente, a masturbação, realizada em laboratório para a recolha da amostra, não deve ser feita com o auxílio de lubrificantes, pois estes podem interferir no resultado do exame. De igual forma, não se recomenda que o esperma seja colhido após o coito interrompido nem colhido através do preservativo, pois estes fatores também podem interferir no resultado do exame.

De uma forma geral, os laboratórios não aceitam analisar amostras de sémen que não tenham sido colhidas no próprio laboratório, de forma a garantir que a colheita foi realizada de acordo com os requisitos necessários. Por outro lado, a análise deve ser realizada num curto prazo depois da colheita, sob pena de se alterarem alguns parâmetros; desta forma, a colheita deve ser idealmente realizada em laboratório. Alguns laboratórios podem, excecionalmente, aceitar amostras recolhidas fora das suas instalações por motivos que impedem o homem de se deslocar ao laboratório. Nesse caso, a amostra deve ser entregue até uma hora após a colheita.

 

O que é analisado

O espermograma analisa o sémen recolhido em duas etapas. A primeira análise é realizada a nível macroscópico e a segunda a nível microscópico. Estas duas etapas são essenciais para permitir uma avaliação da qualidade e da quantidade de espermatozoides presentes no esperma, com capacidade para fertilizar um óvulo. Desta forma, estas análises permitem avaliar a capacidade reprodutiva do homem.

A primeira análise, ou seja, a macroscópica, avalia critérios como a viscosidade, a cor, o pH e o volume do sémen. Esta análise também avalia o tempo que o sémen demora até se tornar completamente líquido, ou seja, até atingir um estado de liquefação. A segunda análise, ou seja, a análise microscópica, avalia critérios como a concentração de espermatozoides por ml e por volume total ejaculado. Esta análise também avalia a motilidade, a vitalidade e a morfologia dos espermatozoides.

 

Para que serve

O principal motivo para a realização de um espermograma é a identificação de possíveis causas de infertilidade. Este exame é, normalmente, solicitado por um médico quando um casal está a tentar engravidar sem sucesso. O objetivo do exame é investigar se o homem é capaz de produzir espermatozoides viáveis e em quantidade suficiente. Adicionalmente, o espermograma aponta para a existência de sinais genéticos, físicos ou imunológicos que possam causar distúrbios na fertilidade masculina.

O espermograma é um exame diagnóstico que consiste na avaliação da qualidade do esperma e que inclui parâmetros como a contagem, a mobilidade e a morfologia dos espermatozoides. Estes três fatores, em conjunto, permitem avaliar a qualidade do esperma.

  • Contagem: Uma média de mais de 20 milhões de espermatozoides por mililitro é o valor considerado necessário para que o esperma seja de boa qualidade.
  • Mobilidade: A mobilidade é a velocidade a que os espermatozoides nadam após a ejaculação. Quanto maior, melhor.
  • Morfologia: Uma forma normal do espermatozoide é necessária para que o esperma seja de boa qualidade.

Para avaliar estes fatores, o exame investiga o funcionamento dos testículos e integridade do epidídimo (o ducto que reúne e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo). Para além do espermograma, de acordo com as condições clínicas do homem, o médico pode recomendar a realização de outros exames complementares.

 

Exames complementares

  • Espermograma sob magnificação: este exame permite realizar uma análise mais precisa da morfologia do espermatozoide;
  • Fragmentação de ADN: este exame permite verificar a quantidade de ADN que se liberta do espermatozoide e fica no líquido seminal. Níveis insuficientes de concentração de ADN podem indicar infertilidade;
  • FISH: este é um teste a nível molecular que permite verificar a quantidade de espermatozoides considerados deficientes;
  • Teste de carga viral: este exame em particular é realizado quando o homem tem alguma doença provocada por um vírus, como, por exemplo, o HIV.

 

Principais resultados

O resultado geral do espermograma pode variar muito, dependendo do resultado específico de cada um dos parâmetros analisados. Um dos possíveis resultados é a identificação de azoospermia, ou seja, não são detetados espermatozoides no líquido seminal ejaculado. Neste caso, é necessário realizar uma biópsia testicular, com o objetivo de investigar se é possível encontrar espermatozoides nos testículos. Se forem encontrados espermatozoides através da biópsia testicular é sempre possível iniciar um ciclo de fertilização in vitro.

 

Para conseguir uma gravidez, o melhor dos cenários é um espermograma que apresenta todos os parâmetros normais. No entanto, isto não garante que o casal será capaz de obter uma gravidez. Da mesma forma, se o espermograma identificar alterações da função espermática, este fator, por si só, pode não ser impeditivo de uma gravidez. No caso de infertilidade, o espermograma também serve para definir qual o tipo de tratamento mais adequado a cada caso, consoante a causa.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023