Pelo Comité Editorial Blog Ividador

Azoospermia

Azoospermia: o que é?

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar a dificuldade de ejaculação ou a qualidade do esperma, pode ser possível recuperar espermatozoides vivos nos testículos para serem usados ​​em técnicas de reprodução assistida.

 

O que é a azoospermia?

A azoospermia é uma condição na qual não existe uma quantidade de espermatozoides mensurável ​​no sémen, o que provoca infertilidade masculina. Uma contagem de 15 milhões/mL ou mais de espermatozoides é considerada normal. Homens com baixa contagem de espermatozoides (oligospermia) têm uma concentração de espermatozoides inferior a este valor. Cerca de 1% de todos os homens e 10% a 15% dos homens inférteis têm azoospermia.

 

Tipos de azoospermia

Existem dois tipos principais de azoospermia, obstrutiva e não obstrutiva.

 

Azoospermia obstrutiva

Este tipo de azoospermia significa que existe um bloqueio ou uma ligação ausente no epidídimo (estrutura na parte de trás de cada testículo na qual os espermatozoides maduros são movidos e armazenados), no ducto deferente, ou noutro lugar ao longo do trato reprodutivo. Neste caso, o homem produz esperma, mas existe um bloqueio à saída, então não há quantidade mensurável de espermatozoides no sémen.

 

Azoospermia não obstrutiva

Este tipo de azoospermia significa que o homem tem uma produção muito baixa ou inexistente de esperma devido a defeitos na estrutura, ou função dos testículos, ou devido a outras causas.

 

Causas da azoospermia

As causas da azoospermia estão diretamente relacionadas com os tipos de azoospermia. Ou seja, as causas podem ser decorrentes de uma obstrução ou de fontes não obstrutivas.

As obstruções que resultam em azoospermia ocorrem mais frequentemente nos vasos deferentes, no epidídimo ou nos ductos ejaculatórios. Os problemas que podem causar bloqueios nessas áreas incluem:

  • Trauma ou lesão nessas áreas.
  • Infeções.
  • Inflamação.
  • Cirurgias na região pélvica.
  • Desenvolvimento de um quisto.
  • Mutação do gene da fibrose cística.

As causas não obstrutivas de azoospermia incluem certas mutações genéticas que podem resultar em infertilidade, tais como a síndrome de Kallmann, a síndrome de Klinefelter e microdeleções do cromossoma Y. Outras causas possíveis são os desequilíbrios hormonais e distúrbios endócrinos, incluindo hipogonadismo hipogonadotrófico.

A azoospermia também pode acontecer devido a problemas de ejaculação, como a ejaculação retrógrada, que acontece quando o sémen vai para a bexiga, e devido a causas testiculares como anorquia (ausência dos testículos) e ciptorquidia (os testículos não caíram no escroto). Em alguns casos, os testículos não produzem espermatozoides vivos, ou não produzem espermatozoides totalmente maduros. Outras causas incluem ainda a torção testicular, a existência de um tumor, reações a certos medicamentos que prejudicam a produção de esperma, tratamentos de radiação, doenças como a diabetes, a insuficiência renal ou a varicocele (as veias provenientes do testículo estão dilatadas ou alargadas impedindo a produção de espermatozoides).

 

Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico de azoospermia, o médico deve analisar o histórico médico, incluindo questões sobre o sucesso ou fracasso de fertilidade no passado (capacidade de ter filhos), doenças da infância, lesões ou cirurgias na região pélvica (podem causar bloqueio do ducto ou falta de sangue nos testículos). Também é importante conhecer o histórico de quaisquer infeções do trato urinário ou reprodutivo, de doenças sexualmente transmissíveis, exposição à radiação ou quimioterapia, medicação atual e anterior, qualquer abuso de álcool ou outras drogas, febres recentes ou exposição ao calor, incluindo saunas ou banhos de vapor frequentes (o calor mata os espermatozoides).

Como parte do diagnóstico, deve ser realizado um exame físico para identificar sinais de falta de maturação do corpo e dos órgãos reprodutivos. O pénis e o escroto são examinados para verificar a presença do ducto deferente, sensibilidade ou inchaço do epidídimo, tamanho dos testículos, presença ou ausência de varicocele e qualquer obstrução do ducto ejaculatório.

O médico pode solicitar ainda testes complementares para o diagnóstico, como a medição dos níveis de testosterona e da hormona folículo-estimulante (FSH), testes genéticos e raio-X ou ecografia dos órgãos reprodutivos para verificar se existe algum problema com a forma e o tamanho, e para verificar se existem tumores, bloqueios ou fluxo sanguíneo inadequado.

 

Tratamento

O tratamento da azoospermia depende da causa. A realização de testes genéticos e o aconselhamento são muitas vezes uma parte importante da compreensão e tratamento da azoospermia.

Se a causa da azoospermia for um bloqueio, a cirurgia pode desbloquear tubos ou reconstruir e ligar tubos anormais ou nunca desenvolvidos. Se a principal causa for a baixa produção hormonal, é possível receber tratamentos hormonais. Esses tratamentos incluem a hormona folículo-estimulante (FSH), gonadotrofina coriónica humana (HCG), clomifeno, anastrazol e letrozol. Se a varicocele for a causa da baixa produção de esperma, as veias problemáticas podem ser tratadas através de um procedimento cirúrgico, mantendo as estruturas circundantes preservadas.

Quando o tratamento não é uma opção, em alguns homens, o esperma pode ser recuperado diretamente do testículo com uma biópsia. Se existir esperma vivo, os espermatozoides podem ser recuperados dos testículos, do epidídimo ou do ducto deferente para procedimentos de gravidez assistida, como a fertilização in vitro. Se a causa da azoospermia for uma condição genética que possa ser transmitida aos filhos, o médico pode recomendar a análise genética do esperma antes que os procedimentos de fertilização assistida sejam considerados.

 

Como prevenir?

Não é possível prevenir os problemas genéticos que causam azoospermia. Se a azoospermia não for um problema genético, as seguintes ações podem ajudar a diminuir a probabilidade de azoospermia:

  • Evitar atividades que possam ferir os órgãos reprodutivos.
  • Evitar a exposição à radiação.
  • Conhecer os riscos e benefícios dos medicamentos que podem prejudicar a produção de esperma.
  • Evitar a exposição prolongada dos testículos a temperaturas quentes.

 

Muitas causas de azoospermia podem ser revertidas. É importante consultar um médico especialista para determinar a causa da azoospermia e conhecer as opções de tratamento disponíveis. Os problemas hormonais e causas obstrutivas de azoospermia são geralmente tratáveis, e a fertilidade pode ser restaurada. Se a causa for distúrbios testiculares, pode ser possível recuperar esperma vivo para ser usado em técnicas de reprodução assistida.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023