Pelo Comité Editorial Blog Ividador

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Os alimentos que têm mais proteína

Sabes quais os alimentos têm mais proteína? E porque são importantes para a tua dieta?

Vais ao ginásio e queres melhorar os resultados? Precisas de consumir proteína!

Sim, suplementos de proteína são bons, mas onde encontrará a melhor proteína e mais saudável, é na dieta. Uma boa dieta ajudar-te-á a ganhar massa muscular, aumentar o desempenho e obter uma melhor recuperação dos danos musculares que qualquer sessão de treino pode causar.

Não é que as proteínas não sejam importantes em qualquer dieta, quer se vá ou não ao ginásio, quer se pratique desporto ou se tenha um estilo de vida mais sedentário, as proteínas são essenciais para a saúde de qualquer pessoa.

As proteínas são nutrientes que desempenham funções essenciais nas células de todos os seres vivos. Elas não só fazem parte da estrutura dos tecidos, como também têm uma função metabólica e reguladora.

Podemos distinguir dois tipos de proteínas:

  • De origem vegetal
  • De origem animal

De grosso modo, as primeiras podem ser encontradas em legumes, cereais, nozes… e as segundas em carne, peixe ou produtos laticínios.

As funções das proteínas

Se tens uma dieta equilibrada, nada pode falhar no que diz respeito ao armazenamento de proteínas. Estas são fundamentais e cumprem diferentes funções, como o desenvolvimento e proteção dos músculos do corpo, incluindo cartilagem, ligamentos, pele, cabelos e unhas.

Consumir proteínas também consume energia e com elas ajudaremos a oxigenação do nosso corpo, vamos fortalecer o sistema imunitário e os tecidos. Em geral, recomenda-se fornecer 40 a 60 gramas de proteína ao nosso corpo diariamente, embora este número possa variar dependendo da idade e das circunstâncias de cada pessoa. Mulheres grávidas ou atletas, por exemplo, precisam de uma quantidade maior.

É importante saber que, entre as funções das proteínas, está a sua função como condutor de enzimas, que facilitam as reações químicas do corpo. Outras proteínas funcionam como transportadoras de nutrientes, como os lipídios (lipoproteínas), vitaminas ou minerais. Eles também são de natureza proteica, como a insulina e o glucagon, que nos ajuda a ter níveis ótimos de açúcar no sangue.

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Os alimentos com mais proteína

Neste ponto, sabemos já qual é a importância das proteínas, não apenas para atletas, mas para qualquer um de nós.

Quais são os alimentos que têm mais proteína?

A lista é infinita, mas sem dúvida que, se o que queres é aumentar a ingestão de proteína na tua dieta, tens de colocar alimentos como estes no topo da tua lista de compras…

Ovos

Os ovos são um dos alimentos com maior percentagem de proteína por unidade, até 13 gramas por ovo. E a maior parte é na gema, mas tem também mais gordura e colesterol, o que leva muitos atletas a preferirem comer apenas as claras.

Salmão

É outro dos alimentos que tem muita proteína, também é rico em gorduras saudáveis, como Omega 3. O atum é outro alimento essencial, contendo mais proteína em lata do que numa posta fresca. A dieta nórdica é baseada principalmente neste alimento.

Soja

A soja é uma leguminosa ideal, se o que queres é consumir mais proteínas, assim como os tremoços, que também não contêm glúten.

Peito de frango

É a carne branca com a maior percentagem de proteína, até 22 gramas por apenas 100 gramas de produto. É também um produto com baixo teor de gordura e calorias.

Frutos secos

Se és fã de frutos secos, escolhe aqueles que te darão mais proteína, como pistáchio e amendoim. Também grão-de-bico ou centeio.

Os queijos no general

Destacam-se o Parmesão e o Manchego curado, mas não abuse, pois são ricos em gordura.

Seitan

Outro alimento que tem bastante proteína é o seitan, conhecido como “carne vegan”, uma preparação usada para cozinhar, fritar e bater.

Marisco e carnes

No primeiro grupo, destacam-se os camarões, mexilhões e anchovas.

E do segundo, sem dúvida, o presunto e a vitela.

Sabias que uma porção de novilho de 100 gramas oferece-nos até 24 gramas de proteínas de enorme qualidade? Toma nota!

 

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