Pelo Comité Editorial Blog Ividador

frutos secos benefícios

Benefícios dos frutos secos nos homens

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para […]

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para os homens, os benefícios dos frutos secos também incluem a fertilidade masculina.

 

Frutos secos e fertilidade masculina

Estudos têm vindo a demonstrar que comer frutos secos diariamente, como nozes, amêndoas e avelãs, ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade do esperma. Um dos fatores cruciais para ter um esperma saudável é a quantidade de espermatozoides presentes no esperma. Um dos benefícios dos frutos secos é o aumento do número de espermatozoides.

De facto, estudos apontam para um aumento de cerca de 16% na quantidade de espermatozoides em homens que adicionaram à sua dieta o consumo diário de frutos secos. Para chegar a esta conclusão, foram estudados dois grupos de homens entre os 18 e os 35 anos de idade. Os voluntários que participaram neste estudo tinham uma dieta pobre em legumes e frutas. Para analisar o impacto dos frutos secos, os voluntários foram divididos em dois grupos. Um grupo manteve a sua dieta normal e o outro grupo passou a consumir 60 gramas diárias de frutos secos, nomeadamente, nozes, avelãs e amêndoas. O estudo teve a duração de 16 semanas. No primeiro e no último dia deste estudo, os voluntários disponibilizaram uma amostra de esperma e de sangue para análise laboratorial. A conclusão alcançada foi de que, em média, o número de espermatozoides presentes no esperma dos homens que fizeram parte do grupo que alterou a sua dieta adicionando o consumo diário de frutos secos, aumentou em 16% e os níveis de níveis de ácidos gordos, como ómega 6 e ómega 3, presentes no sangue aumentaram de forma significativa. É importante notar que o consumo diário de frutos secos não provocou alterações significativas no índice de massa corporal, peso ou nível de atividade em ambos grupos.

A comunidade científica considera, de forma amplamente consensual, que o consumo de 60 a 75 gramas de frutos secos, por dia, melhora a morfologia, a mobilidade e a vitalidade dos espermatozoides. Os frutos secos são ricos em ácidos gordos polinsaturados (AGP), que são ácidos gordos essenciais ao organismo. Os ácidos gordos polinsaturados são fundamentais para o amadurecimento dos espermatozoides e desempenham um papel importante na melhoria da qualidade do esperma. As melhores fontes alimentares para introduzir estes ácidos na dieta são o peixe, as sementes de linhaça e as nozes, que são especialmente ricas em ácido linoleico (ómega 3).

 

Benefícios dos frutos secos

O consumo de frutos secos faz parte de uma alimentação saudável e traz muitas outras vantagens para além da melhoria da qualidade do esperma. Os seus benefícios são conseguidos quando se consomem pequenas porções de frutos secos diariamente. A quantidade adequada de consumo varia de acordo com o fruto.

Este tipo de alimento, sejam nozes, amêndoas, avelãs ou outros, contém uma elevada quantidade de fibras, proteínas e gorduras boas. Por este motivo, comer frutos secos dá uma maior sensação de saciedade do que outro tipo de alimentos, podendo até ajudar a emagrecer, já que se sente menos fome. As fibras e as gorduras boas presentes nestas oleaginosas também ajudam a melhorar a saúde intestinal.

Os frutos secos ajudam a tornar o sistema imunológico mais forte, pois são ricos em selénio e zinco. Estes antioxidantes, a par da vitamina E, também presente nos frutos secos, são um importante aliado na prevenção de doenças como a aterosclerose e alguns tipos de cancro. Como são ricos em calorias, os frutos secos fornecem mais energia que outros alimentos e ajudam a estimular o desenvolvimento de massa muscular, pois contêm proteínas e vitaminas do complexo B.

Outra vantagem são as propriedades anti-inflamatórias. As gorduras boas permitem diminuir a inflamação no corpo. O principal impacto da redução da inflamação é a minimização das dores nas articulações. Por outro lado, esta redução também ajuda a prevenir doenças e ajuda na perda de peso.

Talvez o benefício do consumo de frutos secos mais conhecido seja a redução do colesterol mau (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL). O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo e das funções vitais do corpo. Esta gordura é produzida pelo organismo, especialmente pelo fígado, e é essencial na formação de membranas celulares e na produção de hormonas. Apenas 30% do colesterol presente no organismo provém de fontes alimentares, nomeadamente das gorduras saturadas. Os restantes 70% são produzidos internamente. Os frutos secos são uma importante fonte de gordura monoinsaturada e polinsaturada, e são ricos em alguns minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo. Como tal, ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom e têm um efeito positivo e acentuado na diminuição do colesterol mau.

 

Quantidade a consumir

Para beneficiar das inúmeras vantagens que a introdução de frutos secos na alimentação pode trazer, é importante que o seu consumo seja realizado com moderação e de acordo com as indicações dos nutricionistas.  Idealmente, os frutos secos devem ser consumidos crus ou torrados sem o acréscimo de quaisquer óleos. Se um dos objetivos for a perda de peso, o consumo deve estar limitado a 50 a 100 kcal de frutos secos por dia. Por outro lado, se o objetivo for ganhar massa muscular, o consumo diário pode ser o dobro desta quantidade. No entanto, devem sempre ser seguidas as instruções de especialistas, pois o consumo exagerado de frutos secos ricos em selénio pode causar problemas no organismo devido à acumulação excessiva deste mineral no organismo. A presença de selénio em excesso pode causar problemas como fadiga, queda de cabelo, dermatite e enfraquecimento do esmalte dos dentes.

Os frutos secos são ricos em gorduras boas, ómega 3 e antioxidantes, no entanto, apesar das inúmeras vantagens do seu consumo diário é importante salientar que comer frutos secos não é um tratamento para a infertilidade ou para qualquer outro problema. Os frutos secos fazem parte de uma alimentação saudável. Os problemas de infertilidade podem ser combatidos com a ajuda de um estilo de vida saudável do qual faz parte manter uma boa alimentação, evitar o tabaco e o excesso de álcool e minimizar os níveis de stress.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023