Pelo Comité Editorial Blog Ividador

frutos secos benefícios

Benefícios dos frutos secos nos homens

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para […]

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para os homens, os benefícios dos frutos secos também incluem a fertilidade masculina.

 

Frutos secos e fertilidade masculina

Estudos têm vindo a demonstrar que comer frutos secos diariamente, como nozes, amêndoas e avelãs, ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade do esperma. Um dos fatores cruciais para ter um esperma saudável é a quantidade de espermatozoides presentes no esperma. Um dos benefícios dos frutos secos é o aumento do número de espermatozoides.

De facto, estudos apontam para um aumento de cerca de 16% na quantidade de espermatozoides em homens que adicionaram à sua dieta o consumo diário de frutos secos. Para chegar a esta conclusão, foram estudados dois grupos de homens entre os 18 e os 35 anos de idade. Os voluntários que participaram neste estudo tinham uma dieta pobre em legumes e frutas. Para analisar o impacto dos frutos secos, os voluntários foram divididos em dois grupos. Um grupo manteve a sua dieta normal e o outro grupo passou a consumir 60 gramas diárias de frutos secos, nomeadamente, nozes, avelãs e amêndoas. O estudo teve a duração de 16 semanas. No primeiro e no último dia deste estudo, os voluntários disponibilizaram uma amostra de esperma e de sangue para análise laboratorial. A conclusão alcançada foi de que, em média, o número de espermatozoides presentes no esperma dos homens que fizeram parte do grupo que alterou a sua dieta adicionando o consumo diário de frutos secos, aumentou em 16% e os níveis de níveis de ácidos gordos, como ómega 6 e ómega 3, presentes no sangue aumentaram de forma significativa. É importante notar que o consumo diário de frutos secos não provocou alterações significativas no índice de massa corporal, peso ou nível de atividade em ambos grupos.

A comunidade científica considera, de forma amplamente consensual, que o consumo de 60 a 75 gramas de frutos secos, por dia, melhora a morfologia, a mobilidade e a vitalidade dos espermatozoides. Os frutos secos são ricos em ácidos gordos polinsaturados (AGP), que são ácidos gordos essenciais ao organismo. Os ácidos gordos polinsaturados são fundamentais para o amadurecimento dos espermatozoides e desempenham um papel importante na melhoria da qualidade do esperma. As melhores fontes alimentares para introduzir estes ácidos na dieta são o peixe, as sementes de linhaça e as nozes, que são especialmente ricas em ácido linoleico (ómega 3).

 

Benefícios dos frutos secos

O consumo de frutos secos faz parte de uma alimentação saudável e traz muitas outras vantagens para além da melhoria da qualidade do esperma. Os seus benefícios são conseguidos quando se consomem pequenas porções de frutos secos diariamente. A quantidade adequada de consumo varia de acordo com o fruto.

Este tipo de alimento, sejam nozes, amêndoas, avelãs ou outros, contém uma elevada quantidade de fibras, proteínas e gorduras boas. Por este motivo, comer frutos secos dá uma maior sensação de saciedade do que outro tipo de alimentos, podendo até ajudar a emagrecer, já que se sente menos fome. As fibras e as gorduras boas presentes nestas oleaginosas também ajudam a melhorar a saúde intestinal.

Os frutos secos ajudam a tornar o sistema imunológico mais forte, pois são ricos em selénio e zinco. Estes antioxidantes, a par da vitamina E, também presente nos frutos secos, são um importante aliado na prevenção de doenças como a aterosclerose e alguns tipos de cancro. Como são ricos em calorias, os frutos secos fornecem mais energia que outros alimentos e ajudam a estimular o desenvolvimento de massa muscular, pois contêm proteínas e vitaminas do complexo B.

Outra vantagem são as propriedades anti-inflamatórias. As gorduras boas permitem diminuir a inflamação no corpo. O principal impacto da redução da inflamação é a minimização das dores nas articulações. Por outro lado, esta redução também ajuda a prevenir doenças e ajuda na perda de peso.

Talvez o benefício do consumo de frutos secos mais conhecido seja a redução do colesterol mau (LDL) e o aumento do colesterol bom (HDL). O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo e das funções vitais do corpo. Esta gordura é produzida pelo organismo, especialmente pelo fígado, e é essencial na formação de membranas celulares e na produção de hormonas. Apenas 30% do colesterol presente no organismo provém de fontes alimentares, nomeadamente das gorduras saturadas. Os restantes 70% são produzidos internamente. Os frutos secos são uma importante fonte de gordura monoinsaturada e polinsaturada, e são ricos em alguns minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo. Como tal, ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom e têm um efeito positivo e acentuado na diminuição do colesterol mau.

 

Quantidade a consumir

Para beneficiar das inúmeras vantagens que a introdução de frutos secos na alimentação pode trazer, é importante que o seu consumo seja realizado com moderação e de acordo com as indicações dos nutricionistas.  Idealmente, os frutos secos devem ser consumidos crus ou torrados sem o acréscimo de quaisquer óleos. Se um dos objetivos for a perda de peso, o consumo deve estar limitado a 50 a 100 kcal de frutos secos por dia. Por outro lado, se o objetivo for ganhar massa muscular, o consumo diário pode ser o dobro desta quantidade. No entanto, devem sempre ser seguidas as instruções de especialistas, pois o consumo exagerado de frutos secos ricos em selénio pode causar problemas no organismo devido à acumulação excessiva deste mineral no organismo. A presença de selénio em excesso pode causar problemas como fadiga, queda de cabelo, dermatite e enfraquecimento do esmalte dos dentes.

Os frutos secos são ricos em gorduras boas, ómega 3 e antioxidantes, no entanto, apesar das inúmeras vantagens do seu consumo diário é importante salientar que comer frutos secos não é um tratamento para a infertilidade ou para qualquer outro problema. Os frutos secos fazem parte de uma alimentação saudável. Os problemas de infertilidade podem ser combatidos com a ajuda de um estilo de vida saudável do qual faz parte manter uma boa alimentação, evitar o tabaco e o excesso de álcool e minimizar os níveis de stress.

Tambien te puede interesar

infertilidade masculina

A infertilidade masculina pode, muitas vezes, colocar em risco o sonho de ser pai. No entanto, felizmente, existem tratamentos e alternativas disponíveis que permitem que os homens tenham um filho sem recurso aos seus próprios espermatozoides. No entanto, é importante perceber o que causa infertilidade masculina, que se define como a incapacidade de o homem […]

3 Novembro, 2022
frutos secos benefícios

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para […]

10 Outubro, 2022
sexo depois do cancro de próstata

O cancro de próstata é um dos cancros mais frequentes no homem. Segundo os dados reportados pela DGS (Direção-Geral da Saúde), em 2009, o Programa Nacional da Doenças Oncológicas registou uma incidência de 108 casos por 100.000 homens. Um diagnóstico de cancro da próstata traz consequências não apenas físicas, mas também psicológicas. Como qualquer doença […]

5 Outubro, 2022