Pelo Comité Editorial Blog Ividador

como eliminar o stress

Pratica ioga para aliviar o cansaço diário

Não sabes como eliminar o stress do dia a dia? Experimenta praticar ioga. O ioga traz diversos benefícios para a saúde, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada. Os benefícios do ioga começam-se a sentir logo no primeiro mês. Os exercícios desta prática milenar ajudam a uma melhor gestão do stress, a […]

Não sabes como eliminar o stress do dia a dia? Experimenta praticar ioga. O ioga traz diversos benefícios para a saúde, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada.

Os benefícios do ioga começam-se a sentir logo no primeiro mês. Os exercícios desta prática milenar ajudam a uma melhor gestão do stress, a reduzir a ansiedade e a aliviar as dores no corpo e na coluna. Mais do que uma modalidade, o ioga é considerado um estilo de vida.

 

Tipos de ioga

Existem vários tipos de ioga. Todos eles têm associados muitos benefícios para o corpo e mente. 

Hatha Ioga: o mais tradicional de todos os tipos de ioga

Ashtanga Ioga: focado na sincronização da respiração ao longo de uma série de posições

Ioga Real: focado na mente e no espírito através da meditação

Power Ioga: o mais vigoroso e ritmado

Kundalini Ioga: a junção de uma série de técnicas de outros tipos de ioga

Karma Ioga: uma filosofia central do Hinduísmo

Bhakti Ioga: uma prática espiritual do Hinduísmo

 

Benefícios do ioga 

Todos os tipos de ioga trazem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. A prática regular de ioga ajuda na prevenção de doenças, a diminuir a ansiedade, a melhorar a flexibilidade e postura e pode, inclusive, ser utilizada como tratamento eficaz de algumas patologias. De seguida, contamos-te os principais benefícios do ioga.

 

– Eliminar o stress

Uma parte muito importante do ioga é o controlo da respiração. Uma respiração equilibrada, combate o stress e a ansiedade e proporciona equilíbrio emocional. Outra vertente é a meditação, que ajuda a relaxar, através da concentração no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro. Um dos principais objetivos e resultados da prática de ioga é o relaxamento e a redução do stress através das posições, chamadas “asanas”, e da meditação.

– Melhorar o sono

A prática de ioga ajuda à produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono. Uma maior e melhor produção de melatonina permite um sono com maior qualidade e mais profundo. O facto de a prática de ioga permitir o relaxamento e a tranquilidade, facilita uma boa noite de sono, pois o corpo fica mais relaxado e, consequentemente, o descanso é melhor. No dia seguinte, terás mais energia e boa disposição. Uma boa noite de sono é um dos fatores essenciais de como eliminar o stress. Dormir bem remove uma grande parte do stress e ansiedade e permite eliminar a fadiga diária.

 

– Aliviar as dores do corpo

O ioga ajuda a corrigir a postura do corpo. Com uma prática regular, ganha-se maior consciência corporal e é mais fácil identificar sinais de tensão muscular. As posições de ioga, quando realizadas corretamente, permitem alinhar o corpo, corrigindo contraturas e relaxando a estrutura muscular, sem causar danos à coluna e às articulações do corpo.

O ioga baseia-se numa série de asanas, ou seja, de posições repetidas. Algumas destas asanas servem para alongar os músculos e tendões onde, normalmente, existe dor. As asanas focadas na postura e alongamento ajudam a libertar a tensão e dar maior flexibilidade aos músculos. Uma prática regular pode aliviar dores causadas por escoliose, hérnia discal ou fibromialgia.

 

– Descontrair o sistema nervoso

Quando nos perguntamos como eliminar o stress do dia a dia, estamos a falar como promover mudanças no sistema nervoso. No fundo, queremos que o nosso sistema nervoso passe de um estado de extrema vigília e estimulação, para um estado de descontração.

Isto é extremamente importante, pois o nosso sistema nervoso regula a função dos órgãos internos, como o coração, pulmões e intestinos. Certas asanas e as técnicas de meditação associadas ao ioga têm uma ação tranquilizadora e revitalizante sobre o corpo e estimulam a ação do sistema nervoso no sentido da descontração. A prática de ioga dá indicações ao sistema nervoso para diminuir o ritmo respiratório e cardíaco, diminuir a pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos internos. 

 

– Controlar a tensão arterial 

Entre os muitos benefícios do ioga está, como mencionado, a regulação do sistema nervoso. Isto tem um impacto direto na tensão arterial, pois leva a um melhor funcionamento do coração e pulmões, e melhora a circulação sanguínea e os batimentos do coração.

Adicionalmente, o ioga permite controlar os níveis de hormonas do stress, como o cortisol e a adrenalina, o que leva a um maior equilíbrio do sistema endócrino e, consequentemente, ao controlo dos níveis da tensão arterial.

– Melhorar a função cerebral

Existem vários tipos de ioga e, cada um deles, inclui diferentes asanas. Esta grande variedade de posições de ioga inclui técnicas de respiração, de relaxamento, de visualização, mantras e meditação. A prática de cada uma destas técnicas permite que o cérebro crie novas sinapses, ou seja, ligações entre os neurónios.

A prática regular de ioga permite melhorar o funcionamento do cérebro, estimulando a memória, o tempo de reação e melhorando a coordenação motora através da movimentação do corpo e de ações simultâneas e repetidas. Adicionalmente, o ioga também promove a capacidade de foco e de direcionar a atenção, capacidades muito importantes para manter o bom funcionamento cerebral e aumentar a neuroplasticidade.

 

– Promover uma boa condição física

O ioga trabalha o corpo e a mente de forma interligada. No entanto, a atividade física associada ao ioga pode ser bastante vigorosa e alcançar os mesmos benefícios para a condição física que outros desportos.  De acordo com o tipo de ioga escolhido, a sua prática pode aumentar a força, o equilíbrio e a resistência, com elevado gasto calórico. 

O Power Ioga oferece exercícios, técnicas e posturas que permitem melhorar a resistência e fortalecer os músculos, de forma intensa. Mas qualquer outro tipo de ioga vai ajudar a melhorar o desempenho do corpo na prática de atividade física. A componente física do ioga permite tonificar o corpo, aumentar a definição, tonificar os músculos e aumentar a massa magra. 

 

– Melhorar a vida sexual

O ioga também pode ajudar a melhorar a vida sexual, promovendo um melhor desempenho sexual. Com o desenvolvimento de um maior controlo sobre a respiração, uma maior capacidade de relaxamento, existe uma maior sensibilidade durante o contacto sexual e maior recetividade.

A prática regular de ioga pode, inclusive, ajudar a combater problemas como a disfunção erétil e a ejaculação precoce. 

O ioga veio para ficar. Hoje é fácil encontrar um estúdio de ioga ou um ginásio onde podes praticar a modalidade. Se estás a lidar com stress e fadiga diária, experimenta começar a praticar ioga e desfruta dos benefícios que este estilo de vida te oferece.

Tambien te puede interesar

frutos secos benefícios

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para […]

10 Outubro, 2022
sexo depois do cancro de próstata

O cancro de próstata é um dos cancros mais frequentes no homem. Segundo os dados reportados pela DGS (Direção-Geral da Saúde), em 2009, o Programa Nacional da Doenças Oncológicas registou uma incidência de 108 casos por 100.000 homens. Um diagnóstico de cancro da próstata traz consequências não apenas físicas, mas também psicológicas. Como qualquer doença […]

5 Outubro, 2022
5 mudanças que acontecem no corpo do homem

Ao longo da vida, o corpo do homem sofre várias mudanças, associadas à idade, ao desenvolvimento hormonal e ao estilo de vida. O aumento da gordura corporal, o aumento e a redução da massa muscular e da força muscular, o crescimento e a perda de pelos do corpo são algumas alterações no corpo pelas quais […]

2 Agosto, 2022