Pelo Comité Editorial Blog Ividador

como eliminar o stress

Pratica ioga para aliviar o cansaço diário

Não sabes como eliminar o stress do dia a dia? Experimenta praticar ioga. O ioga traz diversos benefícios para a saúde, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada. Os benefícios do ioga começam-se a sentir logo no primeiro mês. Os exercícios desta prática milenar ajudam a uma melhor gestão do stress, a […]

Não sabes como eliminar o stress do dia a dia? Experimenta praticar ioga. O ioga traz diversos benefícios para a saúde, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada.

Os benefícios do ioga começam-se a sentir logo no primeiro mês. Os exercícios desta prática milenar ajudam a uma melhor gestão do stress, a reduzir a ansiedade e a aliviar as dores no corpo e na coluna. Mais do que uma modalidade, o ioga é considerado um estilo de vida.

 

Tipos de ioga

Existem vários tipos de ioga. Todos eles têm associados muitos benefícios para o corpo e mente. 

Hatha Ioga: o mais tradicional de todos os tipos de ioga

Ashtanga Ioga: focado na sincronização da respiração ao longo de uma série de posições

Ioga Real: focado na mente e no espírito através da meditação

Power Ioga: o mais vigoroso e ritmado

Kundalini Ioga: a junção de uma série de técnicas de outros tipos de ioga

Karma Ioga: uma filosofia central do Hinduísmo

Bhakti Ioga: uma prática espiritual do Hinduísmo

 

Benefícios do ioga 

Todos os tipos de ioga trazem inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. A prática regular de ioga ajuda na prevenção de doenças, a diminuir a ansiedade, a melhorar a flexibilidade e postura e pode, inclusive, ser utilizada como tratamento eficaz de algumas patologias. De seguida, contamos-te os principais benefícios do ioga.

 

– Eliminar o stress

Uma parte muito importante do ioga é o controlo da respiração. Uma respiração equilibrada, combate o stress e a ansiedade e proporciona equilíbrio emocional. Outra vertente é a meditação, que ajuda a relaxar, através da concentração no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro. Um dos principais objetivos e resultados da prática de ioga é o relaxamento e a redução do stress através das posições, chamadas “asanas”, e da meditação.

– Melhorar o sono

A prática de ioga ajuda à produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono. Uma maior e melhor produção de melatonina permite um sono com maior qualidade e mais profundo. O facto de a prática de ioga permitir o relaxamento e a tranquilidade, facilita uma boa noite de sono, pois o corpo fica mais relaxado e, consequentemente, o descanso é melhor. No dia seguinte, terás mais energia e boa disposição. Uma boa noite de sono é um dos fatores essenciais de como eliminar o stress. Dormir bem remove uma grande parte do stress e ansiedade e permite eliminar a fadiga diária.

 

– Aliviar as dores do corpo

O ioga ajuda a corrigir a postura do corpo. Com uma prática regular, ganha-se maior consciência corporal e é mais fácil identificar sinais de tensão muscular. As posições de ioga, quando realizadas corretamente, permitem alinhar o corpo, corrigindo contraturas e relaxando a estrutura muscular, sem causar danos à coluna e às articulações do corpo.

O ioga baseia-se numa série de asanas, ou seja, de posições repetidas. Algumas destas asanas servem para alongar os músculos e tendões onde, normalmente, existe dor. As asanas focadas na postura e alongamento ajudam a libertar a tensão e dar maior flexibilidade aos músculos. Uma prática regular pode aliviar dores causadas por escoliose, hérnia discal ou fibromialgia.

 

– Descontrair o sistema nervoso

Quando nos perguntamos como eliminar o stress do dia a dia, estamos a falar como promover mudanças no sistema nervoso. No fundo, queremos que o nosso sistema nervoso passe de um estado de extrema vigília e estimulação, para um estado de descontração.

Isto é extremamente importante, pois o nosso sistema nervoso regula a função dos órgãos internos, como o coração, pulmões e intestinos. Certas asanas e as técnicas de meditação associadas ao ioga têm uma ação tranquilizadora e revitalizante sobre o corpo e estimulam a ação do sistema nervoso no sentido da descontração. A prática de ioga dá indicações ao sistema nervoso para diminuir o ritmo respiratório e cardíaco, diminuir a pressão arterial e aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos internos. 

 

– Controlar a tensão arterial 

Entre os muitos benefícios do ioga está, como mencionado, a regulação do sistema nervoso. Isto tem um impacto direto na tensão arterial, pois leva a um melhor funcionamento do coração e pulmões, e melhora a circulação sanguínea e os batimentos do coração.

Adicionalmente, o ioga permite controlar os níveis de hormonas do stress, como o cortisol e a adrenalina, o que leva a um maior equilíbrio do sistema endócrino e, consequentemente, ao controlo dos níveis da tensão arterial.

– Melhorar a função cerebral

Existem vários tipos de ioga e, cada um deles, inclui diferentes asanas. Esta grande variedade de posições de ioga inclui técnicas de respiração, de relaxamento, de visualização, mantras e meditação. A prática de cada uma destas técnicas permite que o cérebro crie novas sinapses, ou seja, ligações entre os neurónios.

A prática regular de ioga permite melhorar o funcionamento do cérebro, estimulando a memória, o tempo de reação e melhorando a coordenação motora através da movimentação do corpo e de ações simultâneas e repetidas. Adicionalmente, o ioga também promove a capacidade de foco e de direcionar a atenção, capacidades muito importantes para manter o bom funcionamento cerebral e aumentar a neuroplasticidade.

 

– Promover uma boa condição física

O ioga trabalha o corpo e a mente de forma interligada. No entanto, a atividade física associada ao ioga pode ser bastante vigorosa e alcançar os mesmos benefícios para a condição física que outros desportos.  De acordo com o tipo de ioga escolhido, a sua prática pode aumentar a força, o equilíbrio e a resistência, com elevado gasto calórico. 

O Power Ioga oferece exercícios, técnicas e posturas que permitem melhorar a resistência e fortalecer os músculos, de forma intensa. Mas qualquer outro tipo de ioga vai ajudar a melhorar o desempenho do corpo na prática de atividade física. A componente física do ioga permite tonificar o corpo, aumentar a definição, tonificar os músculos e aumentar a massa magra. 

 

– Melhorar a vida sexual

O ioga também pode ajudar a melhorar a vida sexual, promovendo um melhor desempenho sexual. Com o desenvolvimento de um maior controlo sobre a respiração, uma maior capacidade de relaxamento, existe uma maior sensibilidade durante o contacto sexual e maior recetividade.

A prática regular de ioga pode, inclusive, ajudar a combater problemas como a disfunção erétil e a ejaculação precoce. 

O ioga veio para ficar. Hoje é fácil encontrar um estúdio de ioga ou um ginásio onde podes praticar a modalidade. Se estás a lidar com stress e fadiga diária, experimenta começar a praticar ioga e desfruta dos benefícios que este estilo de vida te oferece.

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