doar sémen após vasectomi

Posso doar sémen se já fiz uma vasectomia?

Vamos à pergunta de um milhão de euros: é possível doar sémen após ter feito uma vasectomia? Sim, mas não.

Doar sémen tendo realizado uma vasectomia é uma questão que muitos homens colocam após serem submetidos a esta cirurgia. Mas em que consiste realmente esta operação?

Deve ficar claro que não é um método contracetivo, mas sim um método de esterilização. Por outras palavras, nem sempre é reversível. Há duas maneiras de realizar esta operação: com e sem bisturi.

O primeiro método é o tradicional no qual o escroto é incisado e os vasos deferentes são ligados e cortados. No segundo tipo de procedimento, em vez de uma incisão, é feito um pequeno orifício na pele do escroto e um ducto deferente é ligado e cortado com outro instrumento que não o bisturi. Ambos são feitos com anestesia local.

Agora vamos à pergunta para um milhão de euros: é possível doar sémen tendo feito uma vasectomia? Sim, mas não.

Com uma vasovasostomia

Podes doar sémen com uma vasectomia realizada… se a vasectomia for revertida e recuperares as tuas funcionalidades. Na reversão, as extremidades do ducto deferente (anteriormente bloqueado) são reunidas para tentar recuperar o caminho pelo qual o sémen é conduzido durante a ejaculação.

Mesmo assim, nem sempre é possível. Portanto, não é garantido que a fertilidade seja recuperada. Depende de muitos fatores. Entre eles estão:

  • O tempo decorrido desde a realização da vasectomia
  • A idade
  • A forma como os ductos foram selados

Note-se que, normalmente, decorrem 12 meses desde a operação até recuperar a capacidade de ejacular normalmente.

doar sémen após vasectomi

Com outros métodos

Às vezes, o homem quer recuperar sua fertilidade e, se ele não congelou o seu sémen anteriormente e quando a vasectomia não funciona, existem outros métodos para tentar recuperá-la. Normalmente, nesses casos, procura-se obter algum esperma para fertilizar os óvulos com um tratamento de Procriação Medicamente Assistida, mas eles não são suficientes para poder doar sémen.

Biópsia testicular.

Esta cirurgia envolve fazer uma incisão no testículo e remover parte dele para encontrar espermatozóides.

Aspiração de esperma.

Nesta intervenção cirúrgica, o esperma é extraído diretamente do testículo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e, acima de tudo, que tenha esclarecido as tuas dúvidas sobre a doação de sémen com uma vasectomia realizada. Depois do que explicamos, é importante que consideres cuidadosamente se desejas ser um dador, para ajudar outras famílias, antes de tomares a decisão de realizar uma vasectomia. Como dissemos, não é um método contracetivo, mas sim uma forma de esterilização.

Tambien te puede interesar

candidíase no homem

A candidíase é uma infeção muito incómoda que não podemos ignorar e, portanto, devemos tomar todas as precauções necessárias. Neste artigo, explicamos como controlar o seu aparecimento.

21 Outubro, 2020