Pelo Comité Editorial Blog Ividador

ejaculacao precoce-portada

Consequências da ejaculação precoce

Quais são as consequências da ejaculação precoce? Nós contamos-te!

É o problema sexual mais frequente nos homens. Estima-se que quase metade sofra desse problema pelo menos uma vez na vida. A ejaculação precoce pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça e afetar a vida sexual de muitas pessoas. Quais são suas consequências? O que fazer para que não se repita? Estas são as soluções para a ejaculação precoce.

De acordo com dados do 1º Estudo Demográfico Espanhol sobre a Ejaculação Precoce (DEEP), 43% dos homens irão sofrer de ejaculação precoce num determinado momento da sua vida. O impacto psicológico da insatisfação sexual pode ser agravado com o tempo se esses episódios se repetirem durante um momento de intimidade com o parceiro. Neste estudo, elaborado pela Associação Espanhola de Andrologia (ACESA), com a colaboração da farmacêutica Janssen-Cilang, também se concluiu que 20% daqueles que são afetados admitem, com um sentimento de derrota, que o sexo deixa de ser uma parte importante das suas vidas

O que é a ejaculação precoce?

Podemos definir a ejaculação precoce como a falta de controlo sobre o momento em que ocorre a ejaculação, o que implica ejacular antes da penetração ou alguns segundos/minutos depois da mesma. Essa perda de controlo sobre a ejaculação pode afetar seriamente a saúde sexual masculina, causando também problemas de autoestima, familiares ou de sociabilidade com outras pessoas. Deve notar-se que a ejaculação precoce ocorre devido a múltiplos fatores, tanto psicológicos como fisiológicos. Pode ocorrer em qualquer idade, desde algo esporádico até se tornar um problema frequente, fase onde realmente existe um problema.

ejaculacao precoce

Consequências da ejaculação precoce

Problemas sociais

A consequência mais significativa, como já referimos anteriormente, é o facto da ejaculação precoce causar problemas sociais ao homem na hora de conhecer pessoas novas, mais propriamente chegado o momento de estar intimamente relacionado com ela, em situações de atração mútua.

A ansiedade

A ansiedade é outra das consequências da ejaculação precoce, tanto antes como depois de esta ocorrer. De um lado, o medo e a angústia de pensar se isso acontecerá. Depois disso, a frustração e vergonha que o homem pode sofrer por não conseguir controlar a sua ejaculação, bem como a sensação de insatisfação sexual para com a sua parceira.

A insegurança

A insegurança é outra dessas consequências. É algo que leva muitos homens a procurar ajuda profissional para solucionar esse distúrbio, através de tratamentos orais e anestesias, bem como tratamento psicológico e comportamental.

Terapias psicológicas contra a ejaculação precoce

Ajuda psicológica é essencial no que diz respeito ao tratamento da ejaculação precoce. O paciente deve aprender a desenvolver uma resposta sexual semelhante à dos homens sem esse problema. Portanto, com a ajuda profissional, o paciente deve ser ensinado a:

    1. Detetar sensações corporais, saber qual o pico da excitação
    2. Realizar um treino de contração-relaxamento do músculo pubococcígeo
    3. Reduz os níveis de ansiedade antes das relações sexuais,
    4. Uma aprendizagem da resposta sexual ejaculatória adaptativa
    5. Um acompanhamento individual para que, pouco a pouco, a ejaculação precoce deixe de ser um problema na vida do paciente.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023