Pelo Comité Editorial Blog Ividador

ejaculacao precoce-portada

Consequências da ejaculação precoce

Quais são as consequências da ejaculação precoce? Nós contamos-te!

É o problema sexual mais frequente nos homens. Estima-se que quase metade sofra desse problema pelo menos uma vez na vida. A ejaculação precoce pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça e afetar a vida sexual de muitas pessoas. Quais são suas consequências? O que fazer para que não se repita? Estas são as soluções para a ejaculação precoce.

De acordo com dados do 1º Estudo Demográfico Espanhol sobre a Ejaculação Precoce (DEEP), 43% dos homens irão sofrer de ejaculação precoce num determinado momento da sua vida. O impacto psicológico da insatisfação sexual pode ser agravado com o tempo se esses episódios se repetirem durante um momento de intimidade com o parceiro. Neste estudo, elaborado pela Associação Espanhola de Andrologia (ACESA), com a colaboração da farmacêutica Janssen-Cilang, também se concluiu que 20% daqueles que são afetados admitem, com um sentimento de derrota, que o sexo deixa de ser uma parte importante das suas vidas

O que é a ejaculação precoce?

Podemos definir a ejaculação precoce como a falta de controlo sobre o momento em que ocorre a ejaculação, o que implica ejacular antes da penetração ou alguns segundos/minutos depois da mesma. Essa perda de controlo sobre a ejaculação pode afetar seriamente a saúde sexual masculina, causando também problemas de autoestima, familiares ou de sociabilidade com outras pessoas. Deve notar-se que a ejaculação precoce ocorre devido a múltiplos fatores, tanto psicológicos como fisiológicos. Pode ocorrer em qualquer idade, desde algo esporádico até se tornar um problema frequente, fase onde realmente existe um problema.

ejaculacao precoce

Consequências da ejaculação precoce

Problemas sociais

A consequência mais significativa, como já referimos anteriormente, é o facto da ejaculação precoce causar problemas sociais ao homem na hora de conhecer pessoas novas, mais propriamente chegado o momento de estar intimamente relacionado com ela, em situações de atração mútua.

A ansiedade

A ansiedade é outra das consequências da ejaculação precoce, tanto antes como depois de esta ocorrer. De um lado, o medo e a angústia de pensar se isso acontecerá. Depois disso, a frustração e vergonha que o homem pode sofrer por não conseguir controlar a sua ejaculação, bem como a sensação de insatisfação sexual para com a sua parceira.

A insegurança

A insegurança é outra dessas consequências. É algo que leva muitos homens a procurar ajuda profissional para solucionar esse distúrbio, através de tratamentos orais e anestesias, bem como tratamento psicológico e comportamental.

Terapias psicológicas contra a ejaculação precoce

Ajuda psicológica é essencial no que diz respeito ao tratamento da ejaculação precoce. O paciente deve aprender a desenvolver uma resposta sexual semelhante à dos homens sem esse problema. Portanto, com a ajuda profissional, o paciente deve ser ensinado a:

    1. Detetar sensações corporais, saber qual o pico da excitação
    2. Realizar um treino de contração-relaxamento do músculo pubococcígeo
    3. Reduz os níveis de ansiedade antes das relações sexuais,
    4. Uma aprendizagem da resposta sexual ejaculatória adaptativa
    5. Um acompanhamento individual para que, pouco a pouco, a ejaculação precoce deixe de ser um problema na vida do paciente.

Tambien te puede interesar

sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem-se manifestar tanto a nível físico como psicológico. A nível mental e psicológico os sintomas podem surgir na forma de pensamentos negativos, insegurança, preocupação ou medo. A nível físico, os sintomas podem traduzir-se numa sensação de aperto no peito, suores ou tremores. Na maioria das vezes, surgem vários sintomas ao mesmo […]

17 Dezembro, 2021
atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021