Pelo Comité Editorial Blog Ividador

quando o homem não ejacula o que pode ser

Quando o homem não ejacula, o que pode ser?

Quando um homem não ejacula, o que pode ser? Esta é a primeira pergunta que o indivíduo ou o casal colocam. A inexistência de ejaculação denomina-se por anejaculação e pode estar relacionada com diversos fatores, desde lesões, problemas de saúde, fatores psicológicos ou até o consumo de álcool e drogas.   Anejaculação A anejaculação é […]

Quando um homem não ejacula, o que pode ser? Esta é a primeira pergunta que o indivíduo ou o casal colocam. A inexistência de ejaculação denomina-se por anejaculação e pode estar relacionada com diversos fatores, desde lesões, problemas de saúde, fatores psicológicos ou até o consumo de álcool e drogas.

 

Anejaculação

A anejaculação é definida como a completa ausência de ejaculação durante a atividade sexual, apesar de haver orgasmo, ereções normais ou emissões noturnas (ejaculações durante o sono).

Esta condição é um tipo de disfunção ejaculatória. Quando existe anejaculação, o homem nota a ausência de sémen na ejaculação quando tem relações relações sexuais. Isto significa que o homem não é capaz de expelir líquido com esperma, no entanto, não significa que o seu desejo sexual, a excitação, a ereção e o orgasmo sofram alterações. A inexistência de esperma na ejaculação pode estar associada a problemas na produção de sémen, e não estar relacionado com a capacidade de atingir o orgasmo. As causas e a forma como esta condição se manifesta variam bastante de homem para homem. Em alguns casos, o homem não consegue ejacular durante a penetração, mas consegue uma ejaculação com masturbação.

 

Causas da ejaculação

A anejaculação é uma disfunção ejaculatória muitas vezes causada por fatores psicológicos e, em outros casos, pode ser resultado de uma causa orgânica. Existem casos raros em que o homem nasce com uma anomalia congénita, como a ausência da glândula prostática ou das vesículas seminais, que impossibilita a produção de esperma. Na maioria das vezes, a anejaculação é uma condição adquirida ao longo do tempo, provocada por questões de saúde ou fatores ambientais. Algumas das causas mais comuns para o desenvolvimento da anejaculação são fatores comportamentais e relacionais, causas psicológicas ou causas médicas.

 

Fatores comportamentais

A anejaculação está frequentemente relacionada com o nível de excitação durante a relação sexual, devido à preferência por determinada parceira ou parceiro sexual ou sentimento de maior excitação  durante a masturbação do que durante a relação sexual. Neste último caso, o homem por vezes sente que a masturbação é bastante mais intensa e dificilmente consegue reproduzir essa sensação com uma parceira ou parceiro. Por outro lado, a incapacidade de ejacular pode estar ligada ao relacionamento entre o casal. Em casos em que existem problemas de comunicação e a dificuldade em expressar as preferências pessoais, pode levar à existência de uma elevada discrepância entre a realidade das relações sexuais e a masturbação.

 

Causas psicológicas

Muitas vezes, a anejaculação está relacionada com elevados níveis de ansiedade, provocados pela tentativa de alcançar uma performance sexual idealizada que, por vezes, não é realista. Esta situação pode afetar negativamente as sensações e os estímulos durante a relação, pelo que o homem está suficientemente excitado para manter uma ereção, mas não o suficiente para ejacular. Outros fatores como o stress, dificuldades conjugais, a pressão social ou familiar para ter filhos e o facto de alguma vez não ter conseguido uma ejaculação, podem agravar a situação.

 

Causas médicas

As causas relacionadas com fatores médicos muitas vezes impedem a produção de sémen ou causam bloqueios nas vias nervosas que estimulam a ocorrência das fases de emissão e ejaculação.

Algumas das causas médicas mais comuns são:

  • Uso de antidepressivos
  • Uso de medicação para controlo de distúrbios urinários
  • Diabetes
  • Problemas hormonais
  • Lesões pélvicas
  • Infeções nos órgãos genitais
  • Cirurgia para remoção de linfonodos
  • Cirurgia pélvica

Outras causas possíveis, menos frequentes são:

  • Doenças congénitas
  • Doenças neurológicas, como a esclerose múltipla (EM)
  • Cirurgias abdominais em regiões próximas à coluna
  • Consumo de álcool e drogas

 

Tratamento para a anejaculação

Existem vários tratamentos que se demonstraram eficazes para recuperar a capacidade de ejacular, quando a causa da enajaculação não está relacionada com uma causa médica que impossibilita a produção de esperma. Os tratamentos indicados para esta disfunção ejaculatória são a terapia sexual, a estimulação vibratória do pénis (PVS) e a eletroejaculação, quando o homem pretende engravidar a sua parceira.

Quando a anejaculação é provocada por fatores comportamentais ou causas psicológicas, é aconselhado um tratamento com base em terapias psicológicas. Os melhores resultados para o tratamento da anejaculação são obtidos com uma combinação de terapia, redução da medicação, variações nas técnicas de masturbação e tratamento da ansiedade. De uma forma geral, as terapias comportamentais e cognitivas demonstram ser eficazes na resolução desta condição.

 

Diagnóstico

Existem vários tipos de possíveis problemas relacionados com a ejaculação, como a ejaculação retardada, a ejaculação retrógrada e a anejaculação. A anejaculação tem uma dificuldade acrescida de diagnóstico, pois não se manifesta da mesma forma em todos os pacientes. Em muitos homens, esta situação não acontece de forma permanente nem consistente, não acontece com todas as parceiras ou parceiros, nem em todas as circunstâncias ou situações.

Para obter um diagnóstico correto da anejaculação, o homem deve consultar um urologista. O médico deve realizar todos os exames necessários e realizar uma avaliação completa para identificar as causas de disfunção ejaculatória. Não existe um tratamento considerado padrão para este tipo de disfunção, pois esta condição pode ter causas muito variadas e diversos fatores podem desencadear esta situação.

Em alguns casos, a prescrição de medicamentos específicos poderá ser suficiente para controlar a anejaculação. Noutros casos, o tratamento indicado poderá ser mais complexo e contar com a participação de diversos profissionais de saúde, como urologistas, psicólogos e terapeutas.

A incapacidade de ejacular não é um problema raro como possa parecer à primeira vista. No entanto, a anejaculação é uma condição clínica relativamente complexa de tratar. Nos casos em que o homem não ejacula porque o sentimento de excitação é maior durante a masturbação do que durante a relação sexual, é aconselhado evitar a masturbação por um período de tempo e reaprender esta prática com a ajuda de terapia com o objetivo de corrigir o padrão da anejaculação. Quando a enajaculação resulta do uso de medicamentos usados em tratamentos específicos, como por exemplo o uso de antidepressivos, a situação deve ser discutida com um médico e se possível o tratamento deve ser adaptado. Quando a situação advém ou é agravada por problemas conjugais, é aconselhado realizar terapia de casal. Em qualquer dos casos, quando existe um problema de ejaculação, o primeiro passo é consultar um médico urologista.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023