Pelo Comité Editorial Blog Ividador

doença celíaca e infertilidade

Doença celíaca e infertilidade: existe uma relação ou é um mito?

A infertilidade masculina pode ter muitas causas e, muitas vezes, o seu diagnóstico é difícil. Cerca de um em cada cinco casais desconhecem a causa da sua infertilidade. A infertilidade masculina define-se como a incapacidade de o homem produzir espermatozoides em quantidade ou qualidade suficientes para que consigam fecundar o óvulo e gerar uma gravidez. […]

A infertilidade masculina pode ter muitas causas e, muitas vezes, o seu diagnóstico é difícil. Cerca de um em cada cinco casais desconhecem a causa da sua infertilidade. A infertilidade masculina define-se como a incapacidade de o homem produzir espermatozoides em quantidade ou qualidade suficientes para que consigam fecundar o óvulo e gerar uma gravidez. Cada vez mais estudos científicos têm vindo a apontar para a existência de uma possível relação entre doença celíaca e infertilidade.

 

Doença celíaca

A doença celíaca é uma condição genética e autoimune. Os sintomas são provocados pela ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Também é encontrado na aveia produzida em fábricas de processamento que lidam com outros grãos. O glúten também pode ser encontrado em alguns remédios e vitaminas. Quando as pessoas que têm doença celíaca ingerem alimentos com glúten, o corpo desencadeia uma resposta imune que pode provocar danos ao intestino delgado, inflamação e falta de absorção de nutrientes.

 

Doença celíaca e infertilidade

Os sintomas provocados pela ingestão de glúten podem ter um impacto negativo sobre a capacidade reprodutiva, pelo que doença celíaca e infertilidade podem estar relacionadas. Os efeitos negativos ou alterações no sistema reprodutor masculino incluem:

  • Motilidade anormal do esperma
  • Morfologia anormal do esperma
  • Líbido reduzida

A dificuldade de absorção de nutrientes será a consequência que maior impacto tem na fertilidade masculina, devido à deficiência de nutrientes, aos efeitos do baixo peso ou à inflamação. A doença celíaca pode provocar inflamação sistémica. Este tipo de inflamação leva a que moléculas de sinalização e outros marcadores inflamatórios circulem por todo o corpo e sinalizem que todo o sistema está sob ataque. Em casos de inflamação sistémica, o corpo despende menos energia em processos não essenciais, como a reprodução.

Adicionalmente, a doença celíaca está relacionada com a diminuição crónica de testosterona, o que pode influenciar negativamente a espermatogénese. A espermatogénese é o processo de produção de espermatozoides, que acontece nos tubos seminíferos dos testículos e pode durar de 64 a 74 dias. A produção de espermatozoides tem um impacto significativo no potencial reprodutivo do homem. A capacidade fértil do homem pode ser investigada através de um espermograma. Os baixos níveis de testosterona, para além de problemas na produção ou qualidade do sémen, podem também provocar problemas de ereção, situações anómalas nas vias urinárias, obesidade extrema e alterações do trato genital.

 

Sintomas da doença celíaca

A doença celíaca é um distúrbio autoimune que pode causar vários sintomas, desde problemas digestivos, fadiga, problemas de pele e deficiências nutricionais. Estes sintomas são desencadeados pela ingestão de glúten e podem variar muito de pessoa para pessoa, e algumas pessoas com doença celíaca podem não sentir nenhum sintoma.

 

Diarreia

A diarreia (fezes soltas e aquosas) é um dos primeiros sinais que levam ao diagnóstico da doença celíaca. Estima-se que cerca de 43% das pessoas com doença celíaca têm diarreia.

Inchaço

A doença celíaca pode causar inflamação no trato digestivo, o que pode resultar em inchaço e outros problemas digestivos.

 

Gases

O excesso de gases é um problema digestivo comum sentido por pessoas com doença celíaca não tratada.

 

Fadiga

A diminuição dos níveis de energia e fadiga são comuns em pessoas com doença celíaca. Adicionalmente, os celíacos são mais propensos a ter problemas associados ao sono, o que também pode contribuir para a fadiga. A doença celíaca não tratada pode causar danos ao intestino delgado, provocando deficiência de absorção de vitaminas e minerais, o que também leva à diminuição dos níveis de energia.

 

Perda de peso

Uma queda acentuada de peso e a dificuldade em manter o peso são frequentemente sinais precoces de doença celíaca. Isto acontece porque a capacidade do corpo em absorver nutrientes é prejudicada, o que pode levar à falta de nutrientes e à perda de peso.

 

Anemia

A doença celíaca pode prejudicar a absorção de nutrientes e levar à anemia por deficiência de ferro, uma condição causada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis.

 

Obstipação intestinal

Embora a doença celíaca possa causar diarreia em algumas pessoas, noutras pode causar obstipação. A doença celíaca danifica as vilosidades intestinais, responsáveis ​​pela absorção de nutrientes. À medida que a comida viaja pelo trato digestivo, as vilosidades intestinais são incapazes de absorver totalmente os nutrientes e, em vez disso, podem absorver humidade extra das fezes, o que leva a fezes endurecidas que são difíceis de passar, provocando obstipação intestinal.

 

Depressão

A doença celíaca pode provocar sintomas psicológicos como depressão. Estudos indicam que a depressão é mais comum e grave em adultos com doença celíaca do que na população em geral. A doença celíaca pode estar associada a um risco aumentado de depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

 

Dermatite herpetiforme

A doença celíaca pode causar dermatite herpetiforme. Este é um tipo de erupção cutânea que provoca comichão e bolhas nos cotovelos, joelhos ou nádegas. Cerca de 17% dos celíacos têm este tipo de erupção cutânea, o que a torna um dos sintomas mais reveladores que levam ao diagnóstico da doença.

 

Tratamento

A única forma de tratar a doença celíaca é remover permanentemente o glúten da dieta. Isto permite que as vilosidades intestinais se curem e comecem a absorver os nutrientes adequadamente. É importante evitar o glúten enquanto se segue uma dieta nutritiva e saudável. Os celíacos devem prestar especial atenção aos rótulos dos alimentos e produtos, para poderem identificar quaisquer ingredientes que contenham glúten. Os sintomas tendem a melhorar dentro de dias após a remoção do glúten da dieta. No entanto, enquanto não é realizado um diagnóstico definitivo, as pessoas não devem parar de comer glúten. A remoção prematura do glúten pode interferir nos resultados dos testes e levar a um diagnóstico impreciso.

 

Doença celíaca e infertilidade podem estar associadas, pois os homens com doença celíaca podem ter disfunção gonadal, o que pode provocar problemas de fertilidade. Nos homens, a disfunção gonadal é um problema no funcionamento das gónadas (testículos), ou seja, nos órgãos do sistema reprodutor responsáveis pela produção das células reprodutoras masculinas. Alguns estudos verificaram que os problemas no esperma de homens celíacos (especificamente morfologia dos espermatozoides) melhoraram após a adoção de uma dieta sem glúten. Se pensas que podes ser celíaco, consulta o teu médico para um diagnóstico

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023