Pelo Comité Editorial Blog Ividador

ejaculacao

Estás na média? A quantidade de sémen considerada normal ao ejacular

As quantidades normais de sémen que são expelidas durante a ejaculação variam entre os 2 e 4 mililitros. Se, no teu caso, não for assim, informamos-te das razões pelas quais isso pode acontecer.

Um dos problemas abordados quando alguém quer ser um dador de esperma é a qualidade do mesmo, e um dos fatores a considerar é a quantidade de sémen que é expelido durante a ejaculação.

A quantidade normal de esperma ejaculado é entre 2 e 4 mililitros. Segundo a OMS, se for ejaculado abaixo de 1,5 ml, é considerado anormal e pode haver algum tipo de patologia. Mesmo assim, a pessoa que está abaixo dessa quantidade ainda pode ser considerada fértil. Idealmente, cerca de 239 milhões de espermatozoides são expulsos em cada ejaculação.

Vários fatores influenciam a quantidade de sémen que ejaculamos.

  • Uma das principais é a idade: o volume de sémen diminui e está relacionado com a diminuição dos níveis de testosterona.
  • O número de vezes que ejaculou anteriormente: os testículos precisam de algum tempo para produzir o esperma e, portanto, o volume ejaculado diminui. Isso não é motivo para preocupação.
  • Outros fatores como a obesidade, álcool, tabaco e falta de exercício podem causar uma diminuição na quantidade e qualidade de nosso sémen.

Portanto, manter uma boa qualidade de vida traz melhorias ao nosso sémen.

quantidade ejaculacao

O que é a hipospermia?

Quando é ejaculada uma quantidade abaixo de 1,5 ml, temos um caso de hipospermia. Em princípio, não implica infertilidade, a menos que haja uma baixa contagem de espermatozoides.

A hipospermia pode ser causada por várias razões:

  • A ausência de ducto deferente e vesícula seminal devido a causas genéticas pode ser uma delas.
  • Também pode haver algum tipo de bloqueio dos ductos seminais devido a infeção.
  • A desnervação simpática é a perda de impulsos nervosos. Também a cirurgia aplicada na bexiga pode causar esses distúrbios.

Outro motivo é a chamada ejaculação parcial retrógrada, na qual parte do sémen é desviado para a bexiga durante a ejaculação devido a problemas na próstata, devido a alguma deformidade ou dano neurológico. Essa ejaculação retrógrada pode ser total. O sémen deixa o corpo através da urina. Não é considerado um problema de saúde, mas, obviamente, afeta a fertilidade.

Se sofres de hipospermia, podes ir a um especialista para realizar o devido tratamento. Pode ser feito com antibióticos ou até impulsos elétricos. Em alguns casos, será necessária cirurgia.

Por outro lado, temos a hiperspermia, isso geralmente ocorre quando a quantidade de sémen ejaculado excede 6 ml. Não apresenta nenhum problema médico. Mas não confundas a quantidade de sémen com a qualidade dele.

Para que o sémen seja considerado de qualidade, ele deve ter uma certa concentração de espermatozoides. Normalmente, são 15 milhões por cada mililitro ejaculado.

Também é necessário que os espermatozoides tenham a morfologia correta em 4%. Deve haver uma percentagem de 58% do esperma vivo. Todos esses requisitos são necessários para que o esperma seja considerado normal.

A escassez na quantidade de sémen ejaculado não é necessariamente sinónimo de infertilidade. Lembre-se de que outros fatores também interferem, como levar uma vida saudável ou se foram feitas ejaculações há pouco tempo.

Se ainda acreditas que a quantidade de sémen que ejaculas não está correta, não hesites em procurar um especialista para te ajudar com os teus problemas. Mas lembra-te, além da quantidade, a qualidade do sémen que ejaculas também é importante.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023