Pelo Comité Editorial Blog Ividador

Transpirar faz perder peso?

Nós esclarecemos uma das grandes incógnitas quando se trata de exercício: transpirar emagrece? Certamente ficarás surpreendido com estas conclusões…

Suar leva ao emagrecimento? Mito ou realidade?

Uma pessoa realmente perde peso quando transpira? Se assim for, quanto mais suamos mais calorias estaremos perdendo? Nós desvendamos uma das grandes incógnitas quando se trata de exercício: suar emagrece? Certamente ficarás surpreendido com as conclusões…

Antes de lançar alguma luz sobre essa questão, uma das mais comuns e que gera mais polémica entre atletas, deve-se notar que, como é lógico, cada pessoa é diferente. Cada um de nós tem um organismo diferente e, portanto, transpira com maior ou menor intensidade.

Mais mitos

Há outro mito que garante que pessoas mais pesadas tendem a suar mais. Isso é parcialmente verdade, mas não devemos esquecer que há pessoas muito magras, sem excesso de peso, que quando fazem um mínimo de exercício, suam muito. Então a emagrecer?

O suor é algo normal e até necessário. É um processo natural que é realizado especialmente ao fazer esforços (e também no verão, dadas as altas temperaturas).

E se não eliminarmos ou compensarmos esse excesso de temperatura corporal, o corpo pode até ter uma sensação de febre.

Suar emagrece

Suor nem sempre é sinónimo de perda de peso

Suar também não é um processo uniforme em todo o corpo. Há pessoas que podem suar de forma diferente. Mesmo quando há alterações de temperatura, é normal suarmos, por exemplo, nas palmas da mão quando estamos nervosos ou há ansiedade.

O que queremos dizer com isso?

Não, essa transpiração não faz perder peso, pelo menos não tanto como acreditamos. Obviamente, vamos queimar mais calorias e mais gordura devido à intensidade do exercício em si e é isso que nos fará suar. Ou seja, aumentando a temperatura do corpo ainda mais, intencionalmente.

Certamente já viste pessoas a vestirem camadas de roupa a mais, procurando suar mais para queimar mais calorias e tentar perder peso mais rápido. Sim, vais suar mais dessa forma, mas não te vai queimar ou eliminar mais gordura do que o normal.

Pode acontecer que, de repente, eliminemos peso, mas este será devido à perda de água, e não de gordura. O mesmo acontece quando vamos a uma sauna, quando bebemos e nos hidratamos, vamos novamente recuperar esse peso.

Provocar excesso de suor?

Portanto, é lógico que vamos queimar calorias durante o exercício e ainda mais se o fizermos constantemente. Uma dieta adequada ajuda a não ganhar em excesso o que foi perdido durante o exercício. Como discutimos neste outro post, tonificação e alimentação andam sempre andam de mãos dadas. Mas devemos ser claros sobre uma coisa: se causarmos suor de forma excessiva, não obteremos melhores resultados no treino, no que toca a perder peso.

Em conclusão:

  • Devemos desfrutar do exercício, correr ou realizar exercícios em máquinas, num treino de forma coordenada, contínua e controlada.
  • Exercitar sempre numa temperatura agradável, que não ponha a nossa saúde em causa, simplesmente pensando que se suarmos mais, perderemos mais peso. É um mito que devemos banir das nossas mentes.
  • Lembra-te que estás a usar truques para aumentar a transpiração, como treinar num lugar muito quente, usar mais roupa do que o normal ou roupa de plástico que dificulta a libertação do calor, tudo isso não significa que estás queimando mais calorias!

 

Tambien te puede interesar

atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021
dador de esperma

A relação entre a qualidade do esperma e a idade do homem há muito que tem sido investigada. Esta relação tem especial importância quando se considera a tendência na sociedade para o adiamento da parentalidade. De facto, os dados sugerem que existe um risco de redução da qualidade do sémen e na fertilidade associado ao […]

2 Novembro, 2021