Pelo Comité Editorial Blog Ividador

como-e-formado-esperma

Como é formado o esperma

O esperma é o líquido ejaculado e é composto por espermatozoides, as células reprodutivas masculinas e por líquidos nutritivos e protetores, que são produzidos pelas glândulas anexas, ou seja, pela próstata, glândulas bulbouretrais e vesículas seminais. De seguida explicamos-te como é formado o esperma.   Produção de espermatozoides O processo de formação do gâmeta sexual […]

O esperma é o líquido ejaculado e é composto por espermatozoides, as células reprodutivas masculinas e por líquidos nutritivos e protetores, que são produzidos pelas glândulas anexas, ou seja, pela próstata, glândulas bulbouretrais e vesículas seminais. De seguida explicamos-te como é formado o esperma.

 

Produção de espermatozoides

O processo de formação do gâmeta sexual masculino, ou seja, a produção de espermatozoides, consiste na criação das células reprodutoras do homem. Como tal, os espermatozoides carregam o material genético paterno e têm como função a fecundação do óvulo. A espermatogénese é o processo de produção de espermatozoides e, normalmente, inicia-se entre os 12 e os 14 anos, quando os rapazes iniciam a puberdade, e continua a acontecer durante toda a vida, embora diminua com a idade. A partir do momento em que um homem inicia o processo de espermatogénese e começa a produzir espermatozoides, inicia o seu período fértil.

 

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é um conjunto de órgãos internos e externos. O sistema reprodutor do homem inclui o escroto, os testículos, as vesículas seminais, a próstata, os ductos genitais (canais deferentes, epidídimo e uretra) e o pénis. A produção de espermatozoides capazes de fecundar o óvulo é uma das suas principais funções, mas o sistema reprodutor masculino também é responsável pela produção de testosterona, a hormona masculina diretamente ligada às características sexuais masculinas, como o engrossamento da voz, o aparecimento da barba e o desenvolvimento dos músculos.

 

Escroto

A bolsa escrotal tem como função suportar os testículos. Está localizada fora da cavidade abdominal, e, como tal, tem a capacidade de manter a temperatura dos testículos abaixo da temperatura corporal, o que é fundamental para a produção dos espermatozoides. O músculo cremáster encontrado no escroto tem a função de elevar os testículos em algumas condições, como exposição ao frio, para manter a temperatura adequada à produção de espermatozoides. Este músculo também eleva os testículos durante a excitação sexual.

 

Testículos

No interior da bolsa escrotal encontram-se os testículos, que são as glândulas sexuais masculinas. Os testículos são formados por milhares de tubos finos, denominados por túbulos seminíferos. A espermatogénese, ou seja, a produção de espermatozoides, ocorre dentro destes tubos. Adicionalmente, as células intersticiais ou células de Leydig que produzem testosterona, encontram-se nos testículos.

 

Vesícula

Dentro da vesícula ou glândula seminal, é produzido um líquido que auxilia na nutrição e mobilidade dos espermatozoides. As glândulas seminais são duas glândulas localizadas entre o fundo da bexiga e o reto, acima da próstata.

 

Próstata

A próstata produz um líquido que compõe o esperma. Este líquido serve para neutralizar a acidez no canal da uretra e reduzir a acidez natural da vagina, para que os espermatozoides se possam mover até entrarem em contacto com o óvulo.

 

Epidídimo

Os epidídimos são dois órgãos localizados junto aos testículos. Têm como função o armazenamento de espermatozoides até que estes estejam completamente desenvolvidos.

 

00

Estes canais servem para levar os espermatozoides desde o epidídimo até à uretra.

 

Uretra:

A uretra é o tubo pelo qual os espermatozoides chegam ao exterior.

 

Produção de espermatozoides

A espermatogénese acontece nos tubos seminíferos dos testículos. Este processo é composto por quatro etapas e pode durar de 64 a 74 dias.

 

Multiplicação

A fase da multiplicação tem início na puberdade. Este processo consiste na multiplicação das células primordiais dos testículos, as espermatogónias. Este processo, denominado por mitose, é o primeiro passo para dar origem aos espermatozoides.

 

Crescimento

As espermatogónias crescem em tamanho e desenvolvem-se, passando a serem denominadas espermatócitos primários ou espermatócitos.

 

Maturação

A fase de maturação consiste no processo de meiose. Na meiose, os espermatócitos primários dividem-se e dão origem a dois espermatócitos secundários, que se dividem uma segunda vez, dando origem a duas espermátides.

 

Espermiogénese

O processo pelo qual as células espermáticas se convertem em espermatozoides é a espermatogénese. Neste processo, a espermátide torna-se mais longa e o núcleo move-se em direção ao extremo da célula, formando o acrossomo e a cauda.

 

Quando os espermatozoides estão totalmente formados nos túbulos seminíferos, são encaminhados para o epidídimo através de ductos deferentes. Quando chegam a este órgão, os espermatozoides desenvolvem capacidade de mobilidade e ficam armazenados no epidídimo até serem enviados para o exterior do corpo através da ejaculação.

A produção de espermatozoides demora, em média, cerca de 70 dias. A fase final da produção de espermatozoides pode demorar até 72 horas. Quando esta última etapa se torna mais lenta, a produção de esperma pode ser insuficiente para conseguir uma gravidez. Quando um casal está a tentar engravidar, o médico pode sugerir que mantenham relações sexuais em dias alternados, para permitir que os níveis de espermatozoides produzidos sejam repostos de forma natural.

 

Fertilidade masculina

A produção de espermatozoides tem um impacto significativo no potencial reprodutivo do homem. A capacidade fértil do homem pode ser investigada através de um espermograma. Quando existe suspeita de infertilidade masculina, também deve ser investigada a existência de quaisquer infeções e deve ser avaliada a capacidade de o espermatozoide fecundar um óvulo. Quando existem problemas relacionados com a produção de espermatozoides, as causas podem ser a nível pré-testicular, testicular, pós-testicular ou podem ser desconhecidas.

 

Pré-testicular

Neste caso, o funcionamento dos testículos pode ser afetado por alterações hormonais, como o hipotireoidismo, a diabetes, tumores e problemas congénitos. Adicionalmente, alguns medicamentos e algumas drogas podem inibir a produção central de gonadotrofinas e, como tal, interferir na produção dos espermatozoides.

 

Testicular

A causa é testicular quando existe uma doença nos testículos como a varicocele. Os testículos também podem ser afetados por problemas genéticos, infeções, incluindo Infeções Sexualmente Transmissíveis, quimioterapia e radioterapia, e infeções.

 

Pós-testicular

Neste caso, estamos perante um problema que impede a saída de espermatozoides na ejaculação. Isto pode acontecer devido a obstruções ou devido à ausência do canal deferente. A libertação do esperma também pode ser condicionada por dificuldades de ejaculação, disfunção sexual e ejaculação retrógrada.

 

Causas desconhecidas

A infertilidade masculina é muitas vezes resultado de uma causa desconhecida. O conhecimento completo do histórico médico do homem é essencial para compreender as causas da infertilidade e o seu impacto na produção de espermatozoides.

 

A produção de espermatozoides é um processo que acontece nos testículos. Os espermatozoides produzidos, normalmente entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, ficam armazenados no epidídimo até à ejaculação. Quando o homem ejacula, os espermatozoides são transportados para as vesículas seminais e próstata. Aqui é acrescentado um líquido esbranquiçado aos espermatozoides e forma-se o esperma. Este líquido tem como função nutrir e proteger os espermatozoides durante o percurso até o trato reprodutivo feminino. Como é formado o esperma? O esperma é formado por uma mistura de secreções (plasma seminal) e por espermatozoides.

 

 

 

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023