Pelo Comité Editorial Blog Ividador

candidiase-portada

Doenças sexualmente transmissíveis: candidíase

A candidíase é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

Na nossa série de doenças sexualmente transmissíveis, hoje vamos falar da candidíase. Esta doença sexualmente transmissível não afeta só as mulheres, também afeta os homens. Não é grave e pode ser curada com pomadas e medicamentos, ambos capazes de eliminar completamente a presença desses fungos irritantes no corpo.

O fungo Candida faz parte da flora normal do corpo humano e é encontrado no trato intestinal ou, em 20% dos casos, no trato genital. Nas mulheres, alterações na flora vaginal normal podem levar a um crescimento excessivo de Candida. Uma mudança produzida pela ingestão de antibióticos, altos níveis de hormonas durante a gravidez ou estados de imunossupressão.

Sintomas de candidíase

A candidíase origina sintomas facilmente reconhecíveis e que nos podem ajudar a diferenciá-la de outras doenças sexualmente transmissíveis. Entre os mais comuns, uma comichão intensa na região genital, vermelhidão e inchaço dessa área, placa esbranquiçada na vagina ou no prepúcio, sensação de ardor ao urinar e até a dor ou desconforto durante a masturbação ou relação sexual e corrimento esbranquiçado com caroços, semelhante a leite coalhado. Em pessoas com um sistema imunológico fraco, a candidíase pode ocorrer noutras partes do corpo, como o sistema digestivo, esófago, faringe ou bexiga.

Nos homens, a candidíase também se pode manifestar através de uma série de manchas vermelhas ou feridas perto da ponta do pénis ou no prepúcio, bem como comichão intensa ou sensação de ardência contínua que aumenta ao urinar.

Como se cura a candidíase

A candidíase tem um processo de cura relativamente fácil, tanto em homens como em mulheres. Em ambos, o tratamento é realizado por pomadas antifúngicas. Candicort ou Fluconazol são algumas dos mais populares. Deve ser aplicada entre 2 a 3 vezes, durante o tempo que o médico indicar.

Recomenda-se também dormir nesses dias sem roupa interior ou de algodão (para a parte genital respirar), evitar o uso de tampões, não praticar sexo desprotegido e lavar os genitais apenas com água e sabão neutro.

Tambien te puede interesar

atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021
dador de esperma

A relação entre a qualidade do esperma e a idade do homem há muito que tem sido investigada. Esta relação tem especial importância quando se considera a tendência na sociedade para o adiamento da parentalidade. De facto, os dados sugerem que existe um risco de redução da qualidade do sémen e na fertilidade associado ao […]

2 Novembro, 2021