Pelo Comité Editorial Blog Ividador

clamidia homens

Infeção sexual: clamídia nos homens

Fizemos um resumo das consequências da clamídia nos homens

A clamídia é uma DST comum, que pode infetar tanto homens como mulheres. Porém, pode causar danos sérios e permanentes ao sistema reprodutivo das mulheres.
Embora a infeção por Chlamydia seja geralmente assintomática nos homens, ela pode ser transmitida através de relações vaginais, anais ou orais. Também pode ser transmitida mesmo que não haja ejaculação.

Quando um homem é infetado pela clamídia, é a uretra que fica afetada, isto é, o tubo através do qual circula a urina que vai ser expelida. Às vezes, a clamídia pode ser confundida com uma infeção urinária normal. No entanto, na maioria dos casos, também não apresenta sintomas. Os homens raramente têm problemas de saúde associados à infeção por clamídia. Às vezes, a infeção espalha- se para o canal que transporta o sémen dos testículos, o que causa dor e febre. A clamídia pode levar um homem a não poder ter filhos, mas isso apenas sucede em casos muito raros.

Desta forma, a única maneira de combater a clamídia é pela deteção precoce. Esta é feita através de uma análise médica da urina em que a presença da DST no paciente é verificada. É uma das práticas de rotina que são verificadas quando se pretende apurar se uma pessoa tem ou não doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, se tivermos sido expostos a situações de risco (como não usar preservativos ou ter mais de um parceiro sexual), devemos sempre testar-nos e descobrir o nosso estado de saúde.

clamidia homens

Que sintomas apresenta a clamídia nos homens?

Como já dissemos, a clamídia pode não apresentar sintomas. No entanto, noutros casos pode manifestar-se de maneiras diferentes. Além disso, devemos ter em mente que não se manifesta da mesma maneira nos homens e nas mulheres. Quando nos afeta a nós, homens, geralmente é sob a forma de um dos seguintes sintomas:

  • Inflamação ou dor nos testículos
  • Secreções do pénis
  • Comichão ou ardor na uretra
  • Necessidade urgente de urinar ou sensação de ardor ao fazê-lo

A importância de erradicar esta infeção, se estivermos sujeitos a ela, não reside apenas na nossa própria saúde, mas também na saúde do nosso parceiro. Além disso, é importante realçar que uma mulher que sofra de clamídia (transmitida pelo seu parceiro), enquanto grávida, corre o risco de que a sua gravidez sofra problemas.

O risco para os homens também existe. E uma infeção de clamídia nos homens pode levar a um processo inflamatório-infecioso que, eventualmente, obstrui o canal reprodutivo.

Como é o tratamento da clamídia

O tratamento da clamídia em homens é simples. Neste caso, o mesmo se passa com as mulheres. Naturalmente, este tratamento deve ser prescrito por um médico, uma vez que a clamídia é uma bactéria, ela deve ser tratada com antibióticos que só podem ser administrados mediante receita médica. Estes antibióticos são, na maioria dos casos, administrados por via oral e são geralmente azitromicina ou dozicilina.

Não compliques a tua vida e não hesites em fazer o teste. A clamídia é silenciosa, mas pode te causar muitos danos.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023