Pelo Comité Editorial Blog Ividador

relacoes sexuais e doacao semen casal

As relações sexuais e doação de sémen são compatíveis?

Ter sexo e doar sémen são coisas compatíveis. Nós dizemos-te porquê.

Nem todos os homens podem doar sémen. Para fazer isso, é necessário cumprir uma série de requisitos, como:

  • Ter entre 18 e 35 anos,
  • Ter boa saúde física como psicofísica
  • Não sofrer de nenhuma doença

Mas cuidado, também é essencial atender a certas exigências que um processo de doação de sémen requer. E, entre elas, não fazer sexo, pelo menos temporariamente.

Estás a pensar doar sémen?

Parabéns! Para a doação de sémen há a compensação económica e a pessoal, de estar a ajudar outros casais a realizarem o sonho de serem pais. É assim tão fácil! É verdade que precisas de atender aos requisitos listados acima.

Posso ter relações sexuais?

Se tem como uma parceira, deves equacionar a questão do sexo, já que não vais poder fazê-lo por um pequeno período de tempo. Não é que fiques semanas sem poder ter relações sexuais com a tua parceira, só tens de ter um pouco de paciência nos dias antes da doação.

É um dos requisitos que qualquer processo de doação de sémen exige, estar alguns dias sem fazer sexo e, obviamente, sem ejacular, para que a qualidade do teu esperma seja a melhor possível.

Não vai demorar semanas nem meses, apenas terás de ficar pelo menos 3 dias sem fazer sexo. Tens de perceber que procuramos a melhor a qualidade do seu sémen, e obter os melhores resultados possíveis é algo muito importante nesse processo.

relacoes sexuais e doacao semen abraco

Antes de doar sémen

O que devo fazer antes de doar sémen?

Talvez essa seja a primeira pergunta que se faz quando se quer começar o processo de doação de sémen. Podes contactar-nos através do número de telefone gratuito da IVI Dador 800 780 340, onde te forneceremos toda a informação que necessitas, sem compromisso.

Recomendamos que nos dias que antecedem a doação não tenhas relações sexuais, pois precisaremos que o teu esperma esteja na forma ideal, assim como pede a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desta forma, uma análise de sémen pode ser realizada, para se obterem com melhores perspetivas e padrões de qualidade.

Mas cuidado, também deves considerar outra coisa. Não é uma decisão categórica, mas é verdade que também não é altamente recomendável doar sémen após um longo período de abstinência sexual completa, já que os espermatozoides também perdem “qualidade” com o passar do tempo.

Como muitos estudos asseguram, a realização de relações sexuais com frequência é muito positiva tanto para mulheres como para homens, pois gera espermatozoides mais saudáveis ​​e mais fortes. Para melhores resultados em tratamentos de fertilidade, é essencial que se abstenha pelo menos 3 dias.

Assim, em cada processo de seleção de dadores, é feita uma série de testes físicos, psicológicos e análises que, após serem aprovados com sucesso, garantirão uma alta qualidade do sémen para alcançar os melhores tratamentos de procriação medicamente assistida. Vamos a isso?

 

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023