Pelo Comité Editorial Blog Ividador

Dadores de sémen

Que qualidades deve ter o dador de sémen?

Os dadores de sémen são jovens que decidem ajudar uma pessoa ou casal a realizar o seu sonho, é simples

Os dadores de esperma são jovens que decidem ajudar uma pessoa ou casal a realizar o seu sonho. Simples! Por via do seu ato altruísta, mostram grande solidariedade e empatia, duas qualidades vitais para um dador de sémen.

Um dador de sémen deve atender a certos requisitos e ter certas qualidades para poder iniciar o processo o mais rápido possível. Ao longo deste artigo, esclareceremos todos os mitos e explicaremos os requisitos simples para se tornar um dador.

Mitos e mentiras

Vivemos num mundo em que as fake news estão na ordem do dia, por isso devemos estar informados, para que elas não nos enganem. O mundo da doação de sémen também não é poupado deste flagelo.

Durante o processo de doação, o dador deve ser uma pessoa consistente. Não falte à doação semanal, é muito importante continuar o processo.

Na doação não há “bonitos” ou “feios”, os traços pessoais que se registam são a cor do cabelo, olhos, pele… (além de grupo sanguíneo e outros) mas são dados meramente objetivos, de forma a tentar encontrar o dador mais compatível com os pacientes, ninguém julgará a beleza.

Recomendamos este artigo, no qual explicamos todos os mitos e verdades sobre a doação de sémen.

os dadores de sémen

Requisitos e qualidades importantes

Doar sémen é um ato sério e, portanto, os dadores de sémen devem ser pessoas sérias. Durante todo o processo, a tua vida sexual não será a mesma de sempre. Por exemplo, nos últimos três dias antes da doação não podes ter relações sexuais. É o que se chama de período de abstinência, e é feito para que a qualidade do sémen seja ótima.

Outro requisito é a idade. Se tens entre 18 e 35 anos, podes ser um dador de esperma. A isso deve ser adicionado não ter patologias genéticas ou hereditárias, bem como mentais. Não te preocupes, serás entrevistado e diversos testes serão realizados para verificar se não tens nada que impeça a doação.

Outras qualidades essenciais devem ser estar livre de:

  • Problemas de ereção
  • Alterações na produção de sémen
  • Problemas no trato genital
  • Obesidade extrema
  • Anormalidades no trato urinário

No IVI Dador, temos mais de três décadas de experiência. São 30 anos nos quais ajudamos dezenas e dezenas de milhares de famílias que queriam realizar o seu sonho de começar uma família. Connosco estarás em boas mãos.

Se cumpres estes requisitos, não hesites em tornar-te dador. Este pequeno gesto para ti é uma alegria infinita para muitas pessoas. Por isso, não hesites em contactar-nos para marcar uma consulta. Se continuares a ter dúvidas, nas nossas clínicas contamos com ótimos profissionais que as vão esclarecer todas, seja sobre a tua saúde, ou sobre o processo de doação em si.

Tambien te puede interesar

atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021
dador de esperma

A relação entre a qualidade do esperma e a idade do homem há muito que tem sido investigada. Esta relação tem especial importância quando se considera a tendência na sociedade para o adiamento da parentalidade. De facto, os dados sugerem que existe um risco de redução da qualidade do sémen e na fertilidade associado ao […]

2 Novembro, 2021