Pelo Comité Editorial Blog Ividador

doar semen mitos e verdades-portada

Doar sémen: mitos e verdades

Contamos-te tudo sobre uma doação de sémen. Os mitos e verdades sobre doar sémen. Adicionarias mais algum?

Cada vez mais e mais jovens decidem doar sémen, tendo como pano de fundo duas questões prioritárias: ajudar a criar vida para pessoas que querem mas não podem ser pais por meios naturais, e ganhar dinheiro extra para cada doação de sémen. No entanto, mesmo no século XXI, existem diversos mitos que devem ser desmentidos, no que toca à doação de sémen.

Mitos e verdades na doação de sémen

Muitas vezes, o problema está na desinformação. Como funciona a doação de sémen? Há homens que descobrem que podem ganhar dinheiro a doar sémen e acreditam ter encontrado uma autêntica mina. No entanto, como é normal, há um limite. Não podes doar todas as semanas e há uma doação máxima por pessoa. Doar sémen é um processo que dura cerca de 15 a 20 semanas e o dador deve concordar em entregar o sémen nas datas acordadas.

Durante o processo de doação, todas essas semanas devem ser respeitadas, para concluir o processo com sucesso após a assinatura e compromisso do dador com a clínica IVI Dador.

Como é o processo, apenas ir à clínica e doar?

O processo de doação de sémen é fácil e conveniente para o dador mas, logicamente, segue um protocolo.

  1. Primeiro, uma entrevista pessoal é elaborada para o possível dador e são feitos pequenos testes preliminares aos espermatozoides, sobre sua qualidade e uma cultura do sémen para evitar infeções.
  2. O mesmo teste é repetido na semana seguinte e é realizado um teste psicológico.
  3. Uma vez que o processo seja concluído, uma pessoa pode ser dadora de sémen.

É fácil, sim, mas não basta chegar e ser dador, é necessário passar por um processo de qualidade e saúde sexual.

Doação de sémen recompensada de acordo com a lei

A doação de sémen deve ser vista como um gesto altruísta, o dador de sémen recebe uma quantia em dinheiro pelos inconvenientes causados durante o processo (viagens à clínica, não fazer sexo dois dias antes da doação, etc.), mas ninguém pode tornar-se em profissional disto nem viver à custa de ser dador de sémen, outro dos mitos é importante desmentir.

De facto, segundo a atual regulamentação sobre técnicas de Reprodução Medicamente Assistida, especifica-se que, na doação de sémen, além desta ser legal, o homem pode receber indmnização da parte da instituição responsável pela extração.

Não ser capaz de doar sémen não significa que sejas estéril

É uma questão que preocupa muitos dadores, já que muitos candidatos que não podem participar no processo pelo seu sémen não ser válido acreditam que, por isso, são estéreis. E não é verdade. O facto do sémen não ser válido não significa que o dador seja estéril, apenas que a qualidade do mesmo não é excecional para fazer parte de um processo de fertilidade.

Outro grande mito que deve ser desmentido é a questão da idade, já que apenas homens entre 18 e 35 anos, sem doenças genéticas ou hereditárias e com espermatozoides de qualidade podem ser doadores de sémen. Se cumprires os requisitos e estiveres interessado, deixa-nos as tuas informações e nós ligamos-te o mais brevemente possível, sem qualquer obrigação 💪🏽

doar semen mitos e verdades

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023