Pelo Comité Editorial Blog Ividador

como ser dador de sémen

O que as mulheres procuram num dador de sémen

Se alguma vez te perguntaste o que as mulheres procuram num dador de sémen, a resposta é simples: generosidade e boa saúde. As mulheres sem parceiro que têm o sonho de ser mãe contam com a tua ajuda. Adicionalmente, mais de 300.000 casais em Portugal sofrem de infertilidade e, em 30% dos casos, a causa […]

Se alguma vez te perguntaste o que as mulheres procuram num dador de sémen, a resposta é simples: generosidade e boa saúde. As mulheres sem parceiro que têm o sonho de ser mãe contam com a tua ajuda. Adicionalmente, mais de 300.000 casais em Portugal sofrem de infertilidade e, em 30% dos casos, a causa da infertilidade está relacionada com a qualidade do esperma. Isto significa que apenas uma doação de sémen de um dador saudável pode ser a solução. Contamos-te mais sobre como ser doador de sémen e quais as expectativas associadas.

 

O que se procura num dador de sémen?

A altura, a cor dos olhos, as feições e muitos outros aspetos físicos não são relevantes para a seleção de um dador de sémen. As mulheres não procuram um dador com uma aparência física específica, uma determinada profissão, apetência para desporto ou qualquer outro fator superficial e subjetivo.

As mulheres procuram num dador a resposta para combater a infertilidade masculina ou para concretizarem o seu sonho sozinhas. Os homens são inférteis quando não conseguem produzir esperma de boa qualidade ou quando não podem sequer produzir esperma, o que pode acontecer devido à ausência de testículos, fruto de uma lesão ou má formação. Adicionalmente, uma doação de espermatozoides por parte de um homem saudável pode ser necessária para evitar o risco de transferência de doenças hereditárias.

A doação de sémen é, assim, um ato voluntário e altruísta que pretende ajudar mulheres e casais a ultrapassar barreiras à conceção. Este gesto de generosidade tem como contrapartida uma compensação económica de cerca de 630 euros, para cobrir os possíveis custos associados à doação de sémen, tal como estabelece a lei portuguesa.

O que realmente é necessário para ser dador é ter esperma de boa qualidade e um estilo de vida saudável. Assim, o que as mulheres procuram num dador de sémen é:

 

 – Esperma de boa qualidade

A formação dos espermatozoides é um processo contínuo que acontece ao longo da vida do homem. Normalmente, inicia-se por volta dos 13 anos e continua até à velhice, diminuindo acentuadamente após a meia-idade. A este processo chama-se espermatogénese. A qualidade do sémen do dador pode ser medida na eficácia da espermatogénese, isto é, no número de espermatozoides produzidos diariamente.

O esperma do dador, para ser de boa qualidade, deve ter uma alta contagem de espermatozoides, em média mais de 20 milhões por mililitro. Normalmente, uma contagem elevada significa que existe uma maior percentagem de espermatozoides normais e móveis. Quanto maior mobilidade tiverem os espermatozoides do dador, melhor. Ou seja, a velocidade a que os espermatozoides nadam após a ejaculação é uma das qualidades que se procura no esperma doado. Também é importante analisar a morfologia, isto é, a forma do espermatozoide. Estes três fatores permitem avaliar a eficácia da espermatogénese e a qualidade do esperma.

A espermatogénese é vulnerável aos efeitos que advêm do estilo de vida adotado. Um estilo de vida saudável contribui para um esperma de boa qualidade.

 

– Estilo de vida saudável

São vários os fatores que influenciam a saúde, mas o estilo de vida adotado é determinante. Quando falamos de estilo de vida referimo-nos à qualidade da alimentação, à atividade física, à qualidade do sono e à gestão do stresse.

Os hábitos prejudiciais à saúde, como o consumo de álcool e de tabaco, mas também o consumo de cafeína e a obesidade, contribuem para uma degradação da qualidade do esperma e, consequentemente, podem levar a que um dador não seja considerado apto.

 

Quem pode ser dador?

A Lei Portuguesa estabelece que os dadores têm de ter mais de 18 anos e apresentar uma boa saúde física e mental. A idade limite para doação é de 44 anos.

Para além do fator idade, a seleção dos dadores deve ser feita com base no estado de saúde e nos antecedentes médicos dos candidatos. Estes dados são fornecidos voluntariamente e confirmados por uma equipa médica experiente. Para aferir o estado de saúde do dador são realizados vários estudos, exames e análises serológicas e genéticas.

Quando um homem se voluntaria para ser dador de sémen, dá-se início a um acompanhamento médico. É realizado um estudo de doenças infeciosas e um cariótipo, ou seja, um estudo da representação dos cromossomas presentes nas células. Um cariótipo permite analisar o material genético do dador e conhecer os genes que serão transmitidos aos descendentes.

Também se realiza uma anamnese (entrevista médica) e um teste psicológico para conhecer o historial médico do dador e da sua família, para prevenir o risco de transmissão de doenças do foro físico e psicológico.

Por vezes, são necessários estudos específicos em função das viagens que o dador possa ter realizado, como análises para malária ou Trypanosoma cruzi, que são transmitidas por picadas de inseto.

 

Como ser dador de sémen?

O processo de doação de sémen é simples e fácil. Após uma primeira consulta presencial, onde é explicado todo o processo, passo a passo, o dador deposita amostras de esperma para que se realizem todas as análises necessárias. Estas amostras são obtidas através de masturbação, quando o dador se encontra nas instalações da clínica, em total segurança, comodidade e privacidade, em salas de estimulação preparadas para o efeito.

As amostras de sémen iniciais são armazenadas no banco de esperma e mantêm-se congeladas durante um período de 6 meses. Após decorrer o prazo mínimo de 6 meses, as análises são repetidas para verificar a exatidão dos primeiros resultados, comprovando a ausência de infeções e também para garantir que o esperma tem tolerância adequada à congelação. Para que a doação de sémen seja viável, é necessário garantir que as amostras conservam a sua qualidade após o congelamento.

 

Para seres dador, não precisas de ter qualquer característica física específica, nem corresponder a qualquer ideal de beleza, que por definição é totalmente subjetivo. Apenas precisas de ser capaz de produzir esperma de boa qualidade. Isto será testado, de forma totalmente gratuita, quando iniciares o processo de doação. Além disso, deves ter uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável e não praticar comportamentos de risco. Se queres saber mais sobre como ser doador de sémen clica aqui.

Tambien te puede interesar

falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021
dador de esperma

A relação entre a qualidade do esperma e a idade do homem há muito que tem sido investigada. Esta relação tem especial importância quando se considera a tendência na sociedade para o adiamento da parentalidade. De facto, os dados sugerem que existe um risco de redução da qualidade do sémen e na fertilidade associado ao […]

2 Novembro, 2021
como eliminar o stress

Não sabes como eliminar o stress do dia a dia? Experimenta praticar ioga. O ioga traz diversos benefícios para a saúde, porque trabalha o corpo e a mente de forma interligada. Os benefícios do ioga começam-se a sentir logo no primeiro mês. Os exercícios desta prática milenar ajudam a uma melhor gestão do stress, a […]

28 Outubro, 2021