Pelo Comité Editorial Blog Ividador

bacterias ginasio

Mais bactérias no ginásio do que na sua casa de banho

Contamos-te quais as bactérias mais frequentes em ginásios e pode ser que haja mais lá do que na tua própria casa de banho

Se há mais bactérias na cozinha do que na casa de banho e na boca mais do que em qualquer outra parte do corpo (sim, do que em qualquer outra, incluindo “aquela” zona que estás a pensar), seria normal saber também que há mais bactérias no ginásio do que na tua na casa de banho. Como assim? Que problemas nos podem causar? Que infecções nos podem causar? Vamos tentar responder a todas estas perguntas, neste artigo.

Antes de mais, não se assuste e, acima de tudo, não use este artigo como desculpa para não ficar em forma! Entrar num ginásio não implica automaticamente contrair uma doença ou uma infeção, embora seja verdade que há mais bactérias lá do que noutros lugares da nossa casa.

As razões para a existência de tantas bactérias no ginásio são diversas: muitas pessoas, humidade (causada não só pelo suor, mas pelos chuveiros), um ambiente quente e, às vezes, simplesmente falta de higiene. Todos esses fatores podem fazer do ginásio da sua rua uma placa de Petri de centenas de metros quadrados, onde se pode encontrar quase qualquer coisa.

bacterias ginasio

Que bactérias há no ginásio?

As bactérias que existem no ginásio são muito variadas. Os especialistas falam de até 7 infeções bastante comuns que podem ser causadas pela exposição a essas bactérias durante os nossos períodos de exercício e posterior higiene. Práticas como andar descalço, não lavar bem a roupa ou uma higiene pessoal inadequada de outros atletas e das próprias instalações podem ser a causa de tudo isso.

HPV

O vírus do papiloma humano é uma das coisas que podemos encontrar no ginásio. É de transmissão sexual mas, aparentemente, também pode ser contraído nos bancos de musculação ou nos selins das bicicletas, onde as pessoas geralmente não secam bem o suor.

Fungos

São outro tipo de microrganismo que podemos encontrar no ginásio. Normalmente parasitam a pele humana e concentram-se especialmente nos pés, pelo que tendem a aparecer como resultado de andar descalço e estar em contato com o solo húmido. Calçar uns chinelos reduz em grande parte a probabilidade de infeção.

Onicomicose

São as bactérias no ginásio que causam infeção nas unhas dos pés. Tal como acontece com os fungos, a probabilidade de infeção é muito reduzida se optarmos por usar chinelos no ginásio.

Foliculite

As bactérias presentes no ginásio que criam esta doença chamam-se Staphylococcus aureus. Estas bactérias infetam o folículo piloso e causam manchas brancas em seu redor.

Gripe

Sem surpresas, entre os organismos que encontramos no ginásio, destaca-se a gripe. Neste caso não se trata de uma bactéria, mas sim um vírus, o que é algo diferente, mas igualmente prejudicial. É possível apanhar a gripe num ginásio como em quase qualquer outro lugar com uma alta concentração de pessoas, embora o ambiente quente acabe a favorecer a sua disseminação.

Tambien te puede interesar

sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem-se manifestar tanto a nível físico como psicológico. A nível mental e psicológico os sintomas podem surgir na forma de pensamentos negativos, insegurança, preocupação ou medo. A nível físico, os sintomas podem traduzir-se numa sensação de aperto no peito, suores ou tremores. Na maioria das vezes, surgem vários sintomas ao mesmo […]

17 Dezembro, 2021
atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021