Pelo Comité Editorial Blog Ividador

5 alimentos ricos em proteinas

5 alimentos ricos em proteínas

5 alimentos ricos em proteínas: Como incluir na tua dieta facilmente? Descobre os alimentos com maior quantidade de proteínas e desfruta cuidando-te. Quanta proteína necessitas diariamente? A necessidade de proteínas deve ser entre 0,8g/kg de massa corporal em pessoas sedentárias (aquelas que não se movem demasiado). Se são pessoas que, como nós, treinamos e fazemos […]

5 alimentos ricos em proteínas: Como incluir na tua dieta facilmente? Descobre os alimentos com maior quantidade de proteínas e desfruta cuidando-te.

Quanta proteína necessitas diariamente?

A necessidade de proteínas deve ser entre 0,8g/kg de massa corporal em pessoas sedentárias (aquelas que não se movem demasiado). Se são pessoas que, como nós, treinamos e fazemos exercício regularmente esse valor pode chegar aos 2g/kg massa corporal. Por isso, é importante incluir na nossa dieta alimentos ricos em proteínas.

Quais são os alimentos que fornecem proteínas?

Normalmente, podes chegar a alcançar a quantidade recomendada de proteínas incluindo alguns alimentos ricos em proteínas na tua dieta. Iremos apresentar alguns para que desfrutes cuidando-te:

1- Presunto

Além de ser delicioso, é saudável para desportistas como nós. O presunto contém 21g/100g de proteínas e a quantidade de gordura é apenas de 5,6 g/100g. No caso do presunto ibérico, o conteúdo proteico chega a níveis de 43g por cada 100g de alimento.

Podes comê-lo como aperitivo ou adicioná-lo nos teus pratos principais. Tu escolhes como utilizá-lo.

2- Atum fresco

Este peixe saboroso contém 21,5g de proteína por cada 100g. É saudável, baixo em gordura e além disso, oferece muitas possibilidades para cozinhá-lo em diversas receitas, como neste tataki de atum.

3- Peito de frango/peru

Fazem parte do tema “rapaz do ginásio” que se alimente à base de arroz com frango, mas é verdade. Estas carnes magras de ave oferecem semelhantes fontes de proteína, perto de 22g/100. Dica pró: Se quiseres reduzir a ingestão de gordura, escolhe a carne de peru, é mais leve ;).

4- Frutos secos

Substitui os snacks doces por frutos secos (nozes, pistachos e amêndoas): Vais sentir-te mais saciado e além disso, irás consumir muitas mais proteínas. Os frutos secos ajudam a reduzir o risco de contrair doenças cardíacas. Só vantagens! Mas, não abuses; tem em conta que vêm carregados de calorias. De certeza que não queres ter que fazer horas extras no ginásio queimando os frutos secos!

5- Soja

A coroa dos vegetarianos/veganos (uma tendência cada vez mais popular). Esta leguminosa contém mais de 30g de proteínas em 100g de produto. É muito saudável, além disso, podemos consumi-la de formas diferentes. Da nossa parte, deixamos-te este hambúrguer de soja, para que experimentes um prato saudável e ligeiro. Existem imensas opções, criatividade culinária ao poder!

Como podes ver, há um mundo de possibilidades no que toca à alimentação que te ajudarão a estar em forma. Ter um bom estado de saúde é imprescindível para que possas doar esperma, e ajudar assim a outras pessoas a cumprir o seu sonho de ter filh@s. Se és cá dos nossos, solidário, desportista e divertido, recomendamos que passes pelo nosso blog, onde poderás ler artigos do teu interesse e descobrir mais informação sobre a doação de esperma.

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