Pelo Comité Editorial Blog Ividador

la idade para donar sémen

Qualquer idade é boa para doar sémen?

Se ainda não conheces os requisitos para doar sémen, neste artigo explicamos-te quais são, para te incentivar a doar. Vamos a isso?

Conheces os requisitos para doar sémen? Estás preocupado em não passar a idade de doar sémen prevista por lei?
Não te preocupes, estamos aqui para te explicar os limites de idade para doar sémen. Na IVI Dador, explicamos detalhadamente quais os requisitos para que sejas incentivado a doar. Vamos a isso?

Requisitos básicos prévios

Os requisitos para ser dador são, em maior ou menor grau, conhecidos por grande parte da população. Entre os contemplados pela IVI Dador temos:

  • Não possuir doenças que possam afetar o processo.
  • Ter mais de 18 anos.
  • Bom estado de saúde psicológica e física e ausência de doenças genéticas, hereditárias ou infeciosas, que possam ser transmitidas aos filhos.
  • O esperma deve ter características suficientes para sobreviver ao congelamento com garantias.

No entanto, existe um fator que pode criar dúvidas ao futuro dador. Esse fator é a idade para doar sémen.

idade para donar sémen

Existe limite de idade para doar sémen?

Muito jovem para doar?

Por um lado, a Lei de Procriação Medicamente Assistida estabelece os 18 anos como limite mínimo de idade para doar. Portanto, se acabaste de atingir a maioridade, podes doar, desde que cumpras os outros requisitos para ser um doador.
Encorajamos-te a tomar a iniciativa. O que tens a perder? Os melhores profissionais estarão ao teu lado o tempo todo.

Resumindo, ser jovem não significa maior dificuldade para doar sémen. Depende apenas de ti e da tua vontade de seguir em frente com o processo.

Tenho mais de 40 anos, posso doar?

Por outro lado, a lei estabelece o limite máximo de idade de 50 anos. No entanto, a maioria das clínicas estabelece um limite de idade diferente para evitar possíveis efeitos negativos na prole.

Devemos evitar possíveis consequências prejudiciais, implementando medidas que garantam o sucesso do tratamento de fertilidade. Qualquer prevenção possível é fundamental, pois, afinal, o espermatozoide desempenha um papel importante na formação da placenta, essencial para o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao feto.

É o caso das clínicas IVI Dador, onde pretendemos garantir o sucesso e bom desenvolvimento de todo o processo relacionado com a procriação medicamente assistida, estabelecendo a faixa etária para doar entre 18 e 39 anos.

Porquê confiar na IVI Dador?

Esclarecemos todas as tuas dúvidas

Podes telefonar-nos gratuitamente para o 800 787 787 ou deixar-nos os teus dados através do site da IVI Dador onde um dos nossos colegas entrará em contacto contigo para responder a todas as tuas questões.

Estarás rodeado pelos melhores profissionais

A nossa equipa médica explicará cada etapa do processo e fornecerá todo o suporte de que precisas.

Compensação financeira?

Obterás uma compensação financeira para cobrir possíveis desconfortos, viagens ou despesas associadas à doação de sémen.

Tambien te puede interesar

atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021
dador de esperma

A relação entre a qualidade do esperma e a idade do homem há muito que tem sido investigada. Esta relação tem especial importância quando se considera a tendência na sociedade para o adiamento da parentalidade. De facto, os dados sugerem que existe um risco de redução da qualidade do sémen e na fertilidade associado ao […]

2 Novembro, 2021