Pelo Comité Editorial Blog Ividador

idade ser pai bebe

Idade para ser pai: qual é a melhor?

Se estás interessado em saber a partir de que idade é mais adequado ter um filho, este post é para ti. Não percas!

Há algumas décadas, em países como o nosso, há uma clara tendência em termos de idade para ser pai: está a ser cada vez mais adiado. O estilo de vida moderno e a atual situação económica são apenas algumas das razões pelas quais os homens se tornam pais cada vez mais tarde.

Portanto, podemos perguntar “Pode isso ter algum efeito sobre os nossos filhos?” ou “Existe uma idade ideal para ser pai?”

No IVIDador, fizemos o nosso trabalho de casa e temos a resposta a essas perguntas. Leia o artigo até ao fim e descubra o melhor momento para ter um filho.

A idade ideal para ser pai, de acordo com os médicos

Para que não haja risco de complicações, muitos médicos dizem que a idade máxima para ser pai é, em média, aos 40 anos. Mas não por causa de complicações para a criança, mas sim relacionado com a possibilidade de mortalidade precoce do pai, quando ele é mais velho. Por outro lado, um estudo sobre paternidade realizado na Finlândia sugere que a idade mínima deve ser de 25 anos.

Ser pai jovem demais pode ser um desafio. É importante investirmos em nós mesmos primeiro, até termos uma vida amorosa estável e tempo suficiente para dedicar ao nosso filho. Obviamente, ter uma situação financeira sólida é também vital.

idade ser pai jogging

Como saber se estás pronto para ser pai

De seguida, colocaremos na mesa uma série de perguntas sobre as quais qualquer um que pense na possibilidade de ser pai deve refletir:

Tens apoio suficiente na tua vida para ser pai?

Embora existam pais que criaram com os filhos sem a ajuda de ninguém, certamente não é uma tarefa fácil. Além do seu parceiro, é importante ter um ambiente saudável de amigos e familiares que estejam dispostos a ajudar quando tiveres dificuldades e com quem possas contar para conversar e receber conselhos.

Que tipo de pai vais ser?

Se não planeares certos aspetos como o tipo de pai que desejas ser ou a tua postura em determinadas situações, é provável acabares a replicar tudo o que herdaste dos teus pais.

Se os teus pais forem um bom modelo, então perfeito, mas se não for o caso, pensa em alguém próximo de ti que penses que possa ser, um tio, um amigo, um professor… Pense em como te tornaste um bom pai e define o tipo de pai que desejas ser.

Estás preparado para colocar uma pessoa à frente de tudo, na tua vida?

Finalmente, ser um bom pai significa sacrificar alguns aspetos da sua vida. Isso não significa que irás desaparecer da face da Terra, pelo contrário! Pais de sucesso são aqueles que conseguem encontrar o equilíbrio entre as suas necessidades e as da sua família. Mas se, por exemplo, o teu sonho era comprar um carro desportivo, provavelmente vais ter de pensar antes num carro mais familiar.

Por outro lado, vai mudar a maneira como praticas os teus hobbies. Podes passar a ter menos tempo para praticar desporto, jogar videojogos… Mas terás a oportunidade de ensinar tudo ao teu filho (e esperar que ele cresça e te ganhe 😉)

Como podes ver, a tua maturidade pessoal é sem dúvida um dos aspetos mais fundamentais que marcarão a tua idade ideal para ser pai.

O que achas do artigo? Ficou algo por dizer? Deixa um comentário!

Tambien te puede interesar

infertilidade masculina

A infertilidade masculina pode, muitas vezes, colocar em risco o sonho de ser pai. No entanto, felizmente, existem tratamentos e alternativas disponíveis que permitem que os homens tenham um filho sem recurso aos seus próprios espermatozoides. No entanto, é importante perceber o que causa infertilidade masculina, que se define como a incapacidade de o homem […]

3 Novembro, 2022
frutos secos benefícios

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para […]

10 Outubro, 2022
sexo depois do cancro de próstata

O cancro de próstata é um dos cancros mais frequentes no homem. Segundo os dados reportados pela DGS (Direção-Geral da Saúde), em 2009, o Programa Nacional da Doenças Oncológicas registou uma incidência de 108 casos por 100.000 homens. Um diagnóstico de cancro da próstata traz consequências não apenas físicas, mas também psicológicas. Como qualquer doença […]

5 Outubro, 2022