Pelo Comité Editorial Blog Ividador

dia da Mulher playa

Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher

No Dia da Mulher, enaltecemos o papel e a figura das mulheres em todos os âmbitos: familiar, sentimental, laboral, político, científico, artístico…

A frase até pode soar a cliché, mas não é por isso que é menos verdadeira. Na grande maioria dos casos, as mulheres ocupam um papel muito relevante na sociedade, sob diferentes pontos de vista: familiar, sentimental, laboral, educacional, político… Há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar a tão esperada igualdade, mas não há dúvida que estamos no caminho certo.

Paremos para pensar e analisemos o que nos rodeia. Certamente há mais de uma mulher importante na nossa vida. Mulheres que, sem elas, a nossa vida nem faria sentido ou, pelo menos, nós sentimos assim, não é?

  • Uma mãe que nos deu tudos, que cuidou de nós quando estávamos doentes desde que éramos pequenos;
  • Uma parceira que amamos e respeitamos;
  • Uma amiga sincera com a qual nos divertimos e ouvimos os seus bons conselhos
  • Uma colega de trabalho que é prática, eficaz e que admiramos.

No Dia da Mulher, é fundamental reivindicar o papel delas nas nossas vidas.

As mulheres são referências em absolutamente tudo. Desde a nossa vida privada e emocional, mesmo na ciência, cultura, arte, política, realizações… e muitas vezes a história tem sido cruel e injusta para com elas, daí a importância de dias como o de hoje, o Dia da Mulher, existirem e serem destacados no calendário e celebrados.

Por demasiadas vezes as mulheres têm sido ofuscadas por uma família ou um marido que conseguiu até roubar-lhes ideias, invenções e criações das mais diferentes naturezas, que haviam sido criadas por elas. Ainda hoje, os estereótipos de género resistem a desaparecer, ainda mais quando a mudança implica o desaparecimento do antigo conceito de masculinidade, tão demodé no século XXI.

Hoje a mulher está, mais do que nunca, com todas as condições do seu lado, e que dia melhor que este para lembrarmos que esta mensagem não se deves calar em toda a sociedade, mas especialmente nos jovens adultos de amanhã.

dia da mulher

A mulher na empresa

Falamos sobre a importância das mães, irmãs, tias ou avós na educação e formação do homem. Um papel fundamental que nos ajudou a ser como somos. Mas, e o que acontece no local de trabalho? É aqui que as mulheres continuam a ser mais discriminadas, e é necessário alterar isso. A igualdade é necessária. Ninguém é mais esperto do que outro simplesmente por causa da sua nacionalidade, religião, raça e, claro, sexo. Todos nós somos igualmente válidos. Apenas a nossa própria inteligência, sejamos homens ou mulheres, e as nossas habilidades mudam.

As mulheres ainda são discriminadas nos salários e em posições de gestão em muitas empresas Na verdade, de acordo com o I ESADE Survey on Gender Equilibrium, realizado em diretivas de diferentes áreas, 83% das mulheres sentem-se apoiadas pelo seu parceiro, embora o número caia para 70% quando perguntadas se compartilham igualmente tarefas em casa. A verdade é que é neste campo que as coisas mudam e muito.

De facto, ainda hoje, segundo o Inquérito às Forças de Trabalho, mais homens trabalham do que mulheres. A taxa de atividade feminina é de 53,2% em comparação com 64,6% dos homens. E o que é pior, é que milhões de mulheres não procuram trabalho porque se dedicam a cuidados domésticos. Sim, continuamos a viver em uma sociedade machista, muitas vezes assumida, perigosamente, também por muitas mulheres.

No Dia da Mulher, é importante ter em conta dados como esses e soluciona-los o quanto antes. E um estudo final, o “Life and Leadership After HBS” preparado pela Harvard Business School para alunos entre os 26 e 47 anos de idade: 70% dos homens entrevistados assumiram que a sua carreira teria prioridade sobre a da sua parceira, e 40% das mulheres também acharam que seria assim. Devido a estatísticas como essas é que dias como o de hoje devem continuar a existir. Não há dúvida.

Tambien te puede interesar

sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem-se manifestar tanto a nível físico como psicológico. A nível mental e psicológico os sintomas podem surgir na forma de pensamentos negativos, insegurança, preocupação ou medo. A nível físico, os sintomas podem traduzir-se numa sensação de aperto no peito, suores ou tremores. Na maioria das vezes, surgem vários sintomas ao mesmo […]

17 Dezembro, 2021
atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021