garota que não consegue dormir por causa do ronco

5 Dicas para deixares de ressonar

Com estas cinco simples dicas, vais parar de ressonar e aliviar o sono das pessoas ao teu lado. Pronto para experimentá-las?

O teu ressonar tornou-se na banda sonora do que seriam, à partida, noites tranquilas de descanso? O teu parceiro e os teus vizinhos devem estar a ficar sem paciência. Porque não pões fim a esse problema? Coloca estas dicas em prática…

Certamente já ouviste por mais que uma vez alguém dizer “eu não ressono” e depois, na verdade, não é bem assim. Muitos de nós ressonamos sem sabermos, sobretudo quem dorme sozinho. E ressonar durante o sono é mais comum do que possas pensar, na verdade. Um estudo recente diz-nos que 45% da população reconhece que ressona habitualmente e 30% que o faz ocasionalmente. E agora? Como deixar de ressonar?

O ronco é um ruído rouco e grave que ocorre ao respirar enquanto se dorme, devido à vibração do palato mole. Ocorre quando algo obstrui o fluxo de ar pela boca e nariz e geralmente piora com a idade ou com diferentes hábitos pouco saudáveis, como o stress, a obesidade ou má alimentação. Pode parecer uma tarefa complicada, mas parar de ressonar é possível, só tens que ter em conta as diferentes soluções existentes.

Soluções para deixar de ressonar

Tiras nasais

Se és dos que ressona através da boca, é porque as tuas narinas não bloqueadas. O ideal neste caso é usar tiras nasais que podem ser compradas em qualquer farmácia. O que elas fazem é esticar o nariz para permitir a passagem do ar para respirar mais facilmente.

homem adormecido

Fita de fixação

Outro conselho para parar de ressonar é usar estas fitas, caso ressones pela boca. O que elas fazem é segurar o queixo e manter a boca fechada, relaxando os músculos do rosto, durante o sono. Não deves dormir de barriga para cima e está provado que manter bons hábitos alimentares também ajuda muito.

Tala dentária

O ressonar também pode ser causado pela vibração da língua. Nesse caso, a tala dentária é uma placa de plástico colocada na gengiva, feita para um encaixe perfeito na tua cavidade bucal. A tala faz com que a mandíbula chegue para frente e aumente o espaço na parte de trás da garganta. Atenção, elas devem ser fabricadas por técnicos de próteses dentárias.

Respirador artificial

Certamente já ouviste falar da apneia do sono, uma das doenças mais comuns relacionadas com ressonar. Trata-se de uma obstrução grave do canal respiratório, que é fundamental corrigir, uma vez que pode causar sérios problemas de saúde.

A apneia do sono está intimamente relacionada com ressonar. Isso não significa que todas as pessoas que ressonam sofrem desta doença, mas todos os pacientes que têm esta doença ressonam muito alto, pois ela é causada por uma obstrução do trato respiratório. Um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é outra solução para parar de ressonar, caso sofras destes roncos mais graves.

Novos hábitos

Referimos no início do artigo que os hábitos de vida que temos são importantes para podermos parar de ressonar. Parar de fumar, evitar beber álcool ou não comer fast food não são os únicos hábitos que deves ter em conta para um descanso melhor. Também calmantes e ansiolíticos podem estar a contribuir para ressonares. Podes sofrer de sinusite e não saberes ou teres alergias e, assim sendo, deves tratar-te de modo a tentar ter um descanso melhor, sem ressonar.

 

Tambien te puede interesar

Os dadores de semen precisam de ser bonitos

Alguns dadores de sémen são bonitos e outros não. Esta não é uma qualidade necessária para poderes doar sémen. Neste artigo mostramos-te porque é que é um mito.

18 Dezembro, 2019