candidíase no homem

Candidíase no homem

A candidíase é uma infeção muito incómoda que não podemos ignorar e, portanto, devemos tomar todas as precauções necessárias. Neste artigo, explicamos como controlar o seu aparecimento.

A Candidíase é uma infeção derivada do aparecimento de uma das variedades do fungo candida, especificamente Candida albicans. Esse fungo pode aparecer mediante certas condições, isto é, em áreas quentes, húmidas e cobertas. Por esse motivo, nas mulheres existe uma grande probabilidade de que apareça na vagina, caso não haja uma higiene adequada ou seja mantido o sexo desprotegido, ponto que discutiremos com maior profundidade a seguir.

O que é a candidíase no homem?

A candidíase em homens (e mulheres) é uma doença sexualmente transmissível gerada por uma variedade de fungos candida e que, como mencionamos acima, surge devido à falta de precauções e normalmente tem origem na área reprodutiva das mulheres. Embora seja muito mais provável que apareça nas mulheres, o sexo masculino não está livre de sofrer as consequências desta doença. Especialmente os homens que não são circuncidados, podem contrair a infeção se as medidas adequadas não forem tomadas.

Como afeta a candidíase os homens?

No caso de contrair candidíase por transmissão sexual, o fungo atinge o pénis, causando balanite, ou seja, inflamação do prepúcio e da glande. Essa irritação causa vermelhidão na área, além de desconforto ao fazer sexo e urinar. Além disso, a infeção pode até espalhar-se para a virilha e escroto, causando mais desconforto.

Se tiveres um sistema imunológico forte o suficiente, o fungo pode ser controlado e reduzir a probabilidade de infeção. Porém, se estiver fraco, o organismo está sujeito a permitir o acesso a agentes infeciosos, entre os quais o HIV.

Como prevenir a infeção?

A infeção pode ser prevenida com uma limpeza diária dos órgãos genitais e com uma secagem adequada para evitar a humidade. Também é aconselhável não usar roupas muito justas ou com fibras sintéticas, que impeçam a ventilação. Por outro lado, não vale a pena usar nenhum tipo de sabonete/químico. Sabonetes medicinais altamente perfumados, banhos de espuma, aerossóis, devem ser evitados.

a candídase no homem

Como sempre, a melhor forma de te manteres saudável, além de não cometer irresponsabilidades, é manteres uma vida equilibrada em termos de alimentação, exercício físico e hábitos saudáveis.

É aconselhável, se tiveres alguma dúvida, ires ver um especialista para te aconselhar ou analisar, e evitar males maiores.

Tambien te puede interesar

candidíase no homem

A candidíase é uma infeção muito incómoda que não podemos ignorar e, portanto, devemos tomar todas as precauções necessárias. Neste artigo, explicamos como controlar o seu aparecimento.

21 Outubro, 2020