Pelo Comité Editorial Blog Ividador

ressaca-portada

Como lidar com uma ressaca?

Descobre los alimentos para sobrellevar la resaca

Se consomes álcool, certamente já te deve ter acontecido alguma vez teres perdido o controlo e abusares nuns copinhos a mais. Resultado? Aparece a ressaca no dia seguinte. É inevitável. Assim sendo, deves ficar a saber que existem alimentos que te ajudam a lidar melhor com a ressaca.

Alimentos para curar a ressaca

Todos sabemos quais as consequências da ressaca. Um cansaço generalizado, dores de cabeça e até tonturas. A ressaca manifesta-se de forma diferente de pessoa para pessoa, já que cada um de nós tem diferentes resistências à ingestão de álcool. Teres consumido bebidas com diferentes graduações alcoólicas pode também ser um fator importante para sentires uma ressaca mais fraca ou forte. Pode não importar se estás habituado a beber mais ou menos. São as tuas características pessoais e corporais os fatores que mais importam.

E o que fazer para enfrentar a tão temida ressaca? Acima de tudo deves alimentar-te e hidratar-te bem. Isto irá ajudar-te a recuperar as forças e a “curar” o teu corpo das consequências da ressaca. Há alimentos que te ajudam a superar a ressaca de forma mais eficaz do que outros. Simplesmente devido ao seu valor nutricional e componentes naturais. E desengana-te: comer fast food não é a melhor solução para curar a ressaca, cuidado!

ressaca

Contra a ressaca: manga, arroz e aveia

Segundo um estudo da Cleveland Clinic, em Ohio nos Estados Unidos, os açúcares naturais que encontramos em alimentos como o mel e as frutas – manga, banana ou  melancia – ajudam a eliminar as toxinas que acumulamos na noite anterior. Desta forma, eles ajudam o nosso corpo a recuperar a normalidade.

No entanto, de acordo com outro estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia Alimentar e publicado no Journal of Food Science, os espargos também ajudam a lidar com a ressaca. Isto porque contêm aminoácidos e minerais que ajudam a manter as células do fígado saudáveis. Lembra-te de que são essas as que mais sofrem.

Dependendo de como estiver o teu organismo, o corpo aguentará a ressaca de uma forma ou de outra. Por exemplo, se tiveres as vitaminas em baixo, como a B6 e B12, os efeitos da ressaca serão maiores. Portanto, é aconselhável que comas alimentos que as contenham, como o salmão. Uma infusão de gengibre ralado também irá ajudar a regular o estômago. Tal como o espinafre, que contém mais de uma dúzia de compostos anti-inflamatórios, que te farão se sentir muito melhor.

Recuperar de uma ressaca com arroz é um clássico. Trata-se de um superalimento, capaz de absorver líquidos e ajudar-te a ter uma boa digestão. Além desse, outro dos alimentos essenciais para lidar com uma ressaca é a aveia. Consegue neutralizar os ácidos do corpo e regular os níveis de ferro, cálcio e magnésio, para lidar com a fadiga. Não só é um diurético natural, como também aumenta o trânsito intestinal.

Tambien te puede interesar

sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem-se manifestar tanto a nível físico como psicológico. A nível mental e psicológico os sintomas podem surgir na forma de pensamentos negativos, insegurança, preocupação ou medo. A nível físico, os sintomas podem traduzir-se numa sensação de aperto no peito, suores ou tremores. Na maioria das vezes, surgem vários sintomas ao mesmo […]

17 Dezembro, 2021
atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021