Pelo Comité Editorial Blog Ividador

ressaca-portada

Como lidar com uma ressaca?

Descobre los alimentos para sobrellevar la resaca

Se consomes álcool, certamente já te deve ter acontecido alguma vez teres perdido o controlo e abusares nuns copinhos a mais. Resultado? Aparece a ressaca no dia seguinte. É inevitável. Assim sendo, deves ficar a saber que existem alimentos que te ajudam a lidar melhor com a ressaca.

Alimentos para curar a ressaca

Todos sabemos quais as consequências da ressaca. Um cansaço generalizado, dores de cabeça e até tonturas. A ressaca manifesta-se de forma diferente de pessoa para pessoa, já que cada um de nós tem diferentes resistências à ingestão de álcool. Teres consumido bebidas com diferentes graduações alcoólicas pode também ser um fator importante para sentires uma ressaca mais fraca ou forte. Pode não importar se estás habituado a beber mais ou menos. São as tuas características pessoais e corporais os fatores que mais importam.

E o que fazer para enfrentar a tão temida ressaca? Acima de tudo deves alimentar-te e hidratar-te bem. Isto irá ajudar-te a recuperar as forças e a “curar” o teu corpo das consequências da ressaca. Há alimentos que te ajudam a superar a ressaca de forma mais eficaz do que outros. Simplesmente devido ao seu valor nutricional e componentes naturais. E desengana-te: comer fast food não é a melhor solução para curar a ressaca, cuidado!

ressaca

Contra a ressaca: manga, arroz e aveia

Segundo um estudo da Cleveland Clinic, em Ohio nos Estados Unidos, os açúcares naturais que encontramos em alimentos como o mel e as frutas – manga, banana ou  melancia – ajudam a eliminar as toxinas que acumulamos na noite anterior. Desta forma, eles ajudam o nosso corpo a recuperar a normalidade.

No entanto, de acordo com outro estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia Alimentar e publicado no Journal of Food Science, os espargos também ajudam a lidar com a ressaca. Isto porque contêm aminoácidos e minerais que ajudam a manter as células do fígado saudáveis. Lembra-te de que são essas as que mais sofrem.

Dependendo de como estiver o teu organismo, o corpo aguentará a ressaca de uma forma ou de outra. Por exemplo, se tiveres as vitaminas em baixo, como a B6 e B12, os efeitos da ressaca serão maiores. Portanto, é aconselhável que comas alimentos que as contenham, como o salmão. Uma infusão de gengibre ralado também irá ajudar a regular o estômago. Tal como o espinafre, que contém mais de uma dúzia de compostos anti-inflamatórios, que te farão se sentir muito melhor.

Recuperar de uma ressaca com arroz é um clássico. Trata-se de um superalimento, capaz de absorver líquidos e ajudar-te a ter uma boa digestão. Além desse, outro dos alimentos essenciais para lidar com uma ressaca é a aveia. Consegue neutralizar os ácidos do corpo e regular os níveis de ferro, cálcio e magnésio, para lidar com a fadiga. Não só é um diurético natural, como também aumenta o trânsito intestinal.

Tambien te puede interesar

frutos secos benefícios

O consumo de frutos secos traz inúmeros benefícios para a saúde. De uma forma geral, os frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, pinhões e pistácios são ricos tanto em nutrientes como em gorduras boas. Estas oleaginosas são uma excelente fonte de zinco, magnésio, vitamina B e fibras. Adicionalmente ajudam a melhorar o colesterol. Para […]

10 Outubro, 2022
sexo depois do cancro de próstata

O cancro de próstata é um dos cancros mais frequentes no homem. Segundo os dados reportados pela DGS (Direção-Geral da Saúde), em 2009, o Programa Nacional da Doenças Oncológicas registou uma incidência de 108 casos por 100.000 homens. Um diagnóstico de cancro da próstata traz consequências não apenas físicas, mas também psicológicas. Como qualquer doença […]

5 Outubro, 2022
5 mudanças que acontecem no corpo do homem

Ao longo da vida, o corpo do homem sofre várias mudanças, associadas à idade, ao desenvolvimento hormonal e ao estilo de vida. O aumento da gordura corporal, o aumento e a redução da massa muscular e da força muscular, o crescimento e a perda de pelos do corpo são algumas alterações no corpo pelas quais […]

2 Agosto, 2022