Pelo Comité Editorial Blog Ividador

proteger a lombar corretamente

Proteja a lombar corretamente com o cinto

Neste artigo mostramos como proteger a lombar através do uso de um cinto lombar.

O lombalgia é uma condição que afeta muitas pessoas. Não pense que tem de ser um homem ou mulher idosa para sofrer dessa dor irritante na região lombar e que tão difícil é de tratar. Muitos jovens começam a sofrer desse problema numa idade muito precoce e, em muitos dos casos, a culpa vem de levantar os pesos de forma errada. O que podemos fazer para evitar?

Embora seja verdade que as pessoas que têm trabalhos mais exigentes fisicamente estão sujeitos a mais atividades que acabam a danificar a lombar, em muitas outras pessoas esses danos devem-se ao facto de se realizar uma série de exercícios de força, no ginásio. Portanto, o cinto lombar tornou-se moda. O cinto lombar foi projetado para proteger a região lombar durante os exercícios e é muito fácil de usar, por parte das pessoas que se exercitam.

Use o cinto lombar para proteger essa região

O perigo de usar um cinto lombar para o proteger é o poder colocá-lo mal e não o usar corretamente. Como muitas outras coisas, usá-lo incorretamente acaba a ser pior do que o problema que se queria evitar. No entanto, usado corretamente nos seus treinos, seguindo bem as instruções, é claro que podemos reduzir significativamente o risco de ocorrerem danos lombares.

Benefícios do cinto lombar

A principal virtude do cinto lombar é produzir uma redução na pressão intra-abdominal. Isso pode evitar lesões bastante significativas. Especialmente em alguns exercícios praticados no ginásio, como, por exemplo, agachamentos e levantamentos de peso.

O uso do cinto lombar é especialmente indicado para proteger a lombar nos momentos em que vamos carregar muito peso. Além disso, também é altamente recomendável usá-lo se pretendemos quebrar algum recorde pessoal e superar uma marca que nunca superamos antes.

No caso de sofrermos algum tipo de lesão lombar que justifique o seu uso, também devemos utilizá-lo. O cinto lombar aumenta a pressão intra-abdominal, como dissemos, e também melhora a estabilidade durante o movimento. Se usado de forma correta, os benefícios são claros.

Riscos de um mau uso do cinto lombar

No entanto, o cinto para proteger a lombar também pode ter os seus riscos. Um dos principais riscos gerados pelo cinto lombar é dar uma falsa sensação de segurança. Isso pode causar lesões se tentarmos levantar mais peso do que deveríamos.

erros proteger a lombar

Tipos de riscos do cinto lombar

Outro risco do uso do cinto lombar e que pode fazer com que não protejamos completamente a lombar é o facto de nossa musculatura estabilizadora fazer menos esforço e, consequentemente, desenvolver-se menos do que deveria.

Finalmente, outro risco que envolve o uso do cinto lombar é o facto de se tornar um hábito. Isso lev a que, quando paramos de usá-lo, o nosso corpo não está habituado e acaba a sofrer algum tipo de dano.

Como vemos, é importante considerar a possibilidade de usar o cinto lombar para proteger essa zona. Obviamente, é importante que se aconselhe bem com o seu personal trainer como usá-lo bem e sem riscos. Se fizer isso, certamente poderá trabalhar melhor no ginásio e proteger uma área muscular que pode causar muitos danos a longo prazo.

 

Tambien te puede interesar

atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021
dador de esperma

A relação entre a qualidade do esperma e a idade do homem há muito que tem sido investigada. Esta relação tem especial importância quando se considera a tendência na sociedade para o adiamento da parentalidade. De facto, os dados sugerem que existe um risco de redução da qualidade do sémen e na fertilidade associado ao […]

2 Novembro, 2021