Pelo Comité Editorial Blog Ividador

Sintomas enfarte

Quais são os sintomas de um enfarte?

Os sintomas de um ataque cardíaco são fáceis de detetar, dizemos-te quais são, para que possas detetá-los e evitá-los facilmente.

A fim de identificar os diferentes sintomas de um ataque cardíaco, este quadro clínico que pode ser fatal deve ser primeiro detetado. O enfarte do miocárdio, uma definição médica do que é comumente chamado de ataque cardíaco, é uma patologia que acontece quando o coração para de receber o bombeamento regular de sangue que precisa. Isso geralmente acontece quando uma artéria fica entupida ou demasiado estreita, e o sangue não passa.

O enfarte um geralmente é o termo associado a qualquer doença cardíaca, mas só na presença de certas características se pode chamar de enfarte do miocárdio, porque quando esta área não recebe sangue rico em oxigénio, as suas células começam a morrer, gerando uma descompensação total do organismo. O mais comum na obstrução das artérias é estas estarem cobertas por algum coágulo ou excesso de gordura.

A chave para sobreviver a um ataque cardíaco

É muito comum que pessoas que sofrem um episódio cardíaco, como um ataque cardíaco, não identifiquem logo os sintomas e, portanto, recebam assistência médica atrasada, resultando em maiores complicações.

O principal é educar as pessoas sensíveis a episódios cardíacos para conhecerem as características dos sintomas, para que se possam prevenir para qualquer situação e, especialmente, evitar a prática de desportos radicais, de modo a não aumentar as hipóteses de ter um ataque cardíaco.

Sintomas de um ataque cardíaco

O primeiro sintoma mais comum é uma sensação de pressão e ardor, algo que produz tensão ou desconforto no peito por cerca de cinco minutos ou mais.

O trato digestivo também é importante nesses casos, pois há um desconforto constante e prolongado que parece indigestão, enquanto a pressão desconfortável no tórax é distribuída pelos ombros, braços, pescoço, maxilar e costas, como parte de uma série de sintomas.

Nos casos mais imediatos, numa questão de segundos podem surgir tonturas, desmaios, suor e pode ocorrer desconforto no estômago, tudo em paralelo, gerando uma verdadeira descompensação.

Enfarte

Os sistemas mais alarmantes de enfarte do miocárdio

Como podemos detetar um ataque cardíaco?

Um ataque cardíaco pode ser detetado quando ocorrem quadros inesperados mas prolongados de ansiedade, misturados com fraqueza, o que pode resultar em náuseas, vómitos ou fadiga sem motivo aparente.

Na presença destes sintomas é muito importante entrar em contato com um médico ou assistência médica, se necessário, pois é um sinal do corpo que está a avisar que algo não está bem.

Os sintomas mais alarmantes podem ser:

Um dos sintomas mais alarmantes de ataque cardíaco é a dificuldade para respirar sem explicação ou razão que justifique esse desconforto.

  • Consegue sentir o ritmo anormal do batimento cardíaco
  • Suor inexplicável que aparece do nada
  • Palidez muito percetível.
  • A sensação térmica do corpo cai e está a segundos da descompensação.

Embora os sintomas sejam muito alarmantes, é importante conhecê-los um por um, para não arriscar sofrer um ataque cardíaco e não saber o que fazer, tanto a pessoa que o sofre como quem estiver por perto e possa ajudar. O conhecimento nesses casos é tão importante que pode até ajudar a salvar vidas.

Tambien te puede interesar

sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem-se manifestar tanto a nível físico como psicológico. A nível mental e psicológico os sintomas podem surgir na forma de pensamentos negativos, insegurança, preocupação ou medo. A nível físico, os sintomas podem traduzir-se numa sensação de aperto no peito, suores ou tremores. Na maioria das vezes, surgem vários sintomas ao mesmo […]

17 Dezembro, 2021
atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021