Pelo Comité Editorial Blog Ividador

cerveja ipa

A cerveja IPA está na moda

IPA é um tipo de cerveja que se destaca pelo seu cheiro intenso e o sabor amargo

Para os amantes de cerveja, a cerveja IPA é uma das favoritas. O nome IPA é uma sigla derivada de Indian Pale Ale. Caracteriza-se como uma cerveja de maior teor alcoólico, mais amarga e com um aroma mais intenso.

Antes de falarmos sobre o sucesso atual deste tipo de cerveja, explicamos-te a sua origem. Já este ano, a IPA Thiriez Dalva foi considerada uma das melhores cervejas do ano.

Como se fabrica a IPA?

Para o fabrico de uma cerveja IPA são utilizados maltes de cor clara, que conferem uma cor mais clara à cerveja. O processo de fermentação é realizado na superfície. A sua origem está relacionada com as colónias britânicas na Índia.

Para abastecer essas colónias, era necessário que a cerveja permanecesse em boas condições durante toda a viagem. Para isso, aumentou-se a graduação alcoólica e a quantidade de lúpulo, que ajudou na conservação.

O lúpulo extra confere um sabor amargo especial, tão característico. Talvez à primeira vista possa ser um pouco demais mas, com o tempo, o paladar habitua-se e podes apreciar esta cerveja.

Nos Estados Unidos, nos anos 80, as empresas de cerveja fizeram sua própria versão da IPA, que teve grande sucesso. Foi procurada uma versão artesanal desta cerveja, o que aumentou os produtores artesanais. Feitas com lúpulo americano, apresentam um sabor um pouco amargo e com uma graduação de álcool mais alta.

copo de cerveja ipa

O sucesso da cerveja IPA

A moda da cerveja IPA vem do ressurgimento da versão americana. Especialmente para estabelecimentos onde podemos comprar cerveja artesanal. Todos os famosos fabricantes de cerveja se querem juntar a esta moda da produção mais tradicional.

O sucesso desta cerveja faz com que os amantes de cerveja desfrutem da experiência de beber cerveja a cada vez que bebem uma. O seu aroma e o sabor faz com que tenhamos de habituar o paladar a cada vez.

Mais uma vez, redescobriremos as nuances que nos fizeram apreciar tanto esta bebida.

Na feira Beermad de 2019, a IPA Althaia Artesana destacou-se como a melhor cerveja artesanal IPA da Espanha. É fabricada em Elda (Alicante), e já possui 20 prémios nacionais e internacionais.

Mas, se estiveres atento, ficarás surpreendido com o grande número de marcas que surgiram, deste tipo de cerveja. Podes encontrar todos os sabores e diferentes teores alcoólicos.

Atualmente estão a ser produzidas cervejas IPA que contêm menos de 5% de álcool, mas mantêm todo o sabor. A desvantagem dessas cervejas é que elas podem apenas ser preservadas durante um curto período de tempo, pois o lúpulo decompõe-se mais rapidamente.

Isso significa que a cerveja IPA tem alcançado cada vez mais público e sido muito bem aceite. Elas podem ser bebidas em todas as ocasiões, mesmo durante a refeição. O seu sabor amargo serve como um contraste perfeito para alimentos mais picantes. Mas cuidado, porque o que queremos dizer é que ele pode acentuar esse sabor. Portanto, é melhor não abusar. É perfeito para refeições mexicanas e indianas.

A cerveja IPA tem muita tradição, que tem vindo a ser renovada, hoje em dia. O facto de ser produzida de forma artesanal tem caído bem junto da população local, sendo usados produtos próximos da área. A variedade de sabores que sua amargura proporciona, juntamente com o seu cheiro intenso, tornam a cerveja a favorita de muitos. Com a IPA, a cerveja voltou a ter a sua intensidade novamente.

E se perderes um pouco o controlo, não te esqueças destes alimentos contra a ressaca 😉

Tambien te puede interesar

sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem-se manifestar tanto a nível físico como psicológico. A nível mental e psicológico os sintomas podem surgir na forma de pensamentos negativos, insegurança, preocupação ou medo. A nível físico, os sintomas podem traduzir-se numa sensação de aperto no peito, suores ou tremores. Na maioria das vezes, surgem vários sintomas ao mesmo […]

17 Dezembro, 2021
atividade física desportiva

Cada vez mais o exercício físico em casa faz parte do dia a dia dos portugueses. A atividade física desportiva é um termo abrangente que se baseia na prática consciente de atividade física para alcançar um objetivo específico, como melhorar a saúde ou ganhar músculo. Neste artigo partilhamos os tipos de exercícios que podes fazer […]

17 Novembro, 2021
falta de desejo sexual do homem

O cansaço e o stress são as principais causas da falta de desejo sexual do homem. A libido masculina varia muito de homem para homem e pode diminuir, de forma temporária, devido a fatores como a ansiedade ou a fadiga. Também é normal, e natural, que o desejo sexual do homem decresça gradualmente com o […]

3 Novembro, 2021