Pelo Comité Editorial Blog Ividador

bacterias ginasio

Mais bactérias no ginásio do que na sua casa de banho

Contamos-te quais as bactérias mais frequentes em ginásios e pode ser que haja mais lá do que na tua própria casa de banho

Se há mais bactérias na cozinha do que na casa de banho e na boca mais do que em qualquer outra parte do corpo (sim, do que em qualquer outra, incluindo “aquela” zona que estás a pensar), seria normal saber também que há mais bactérias no ginásio do que na tua na casa de banho. Como assim? Que problemas nos podem causar? Que infecções nos podem causar? Vamos tentar responder a todas estas perguntas, neste artigo.

Antes de mais, não se assuste e, acima de tudo, não use este artigo como desculpa para não ficar em forma! Entrar num ginásio não implica automaticamente contrair uma doença ou uma infeção, embora seja verdade que há mais bactérias lá do que noutros lugares da nossa casa.

As razões para a existência de tantas bactérias no ginásio são diversas: muitas pessoas, humidade (causada não só pelo suor, mas pelos chuveiros), um ambiente quente e, às vezes, simplesmente falta de higiene. Todos esses fatores podem fazer do ginásio da sua rua uma placa de Petri de centenas de metros quadrados, onde se pode encontrar quase qualquer coisa.

bacterias ginasio

Que bactérias há no ginásio?

As bactérias que existem no ginásio são muito variadas. Os especialistas falam de até 7 infeções bastante comuns que podem ser causadas pela exposição a essas bactérias durante os nossos períodos de exercício e posterior higiene. Práticas como andar descalço, não lavar bem a roupa ou uma higiene pessoal inadequada de outros atletas e das próprias instalações podem ser a causa de tudo isso.

HPV

O vírus do papiloma humano é uma das coisas que podemos encontrar no ginásio. É de transmissão sexual mas, aparentemente, também pode ser contraído nos bancos de musculação ou nos selins das bicicletas, onde as pessoas geralmente não secam bem o suor.

Fungos

São outro tipo de microrganismo que podemos encontrar no ginásio. Normalmente parasitam a pele humana e concentram-se especialmente nos pés, pelo que tendem a aparecer como resultado de andar descalço e estar em contato com o solo húmido. Calçar uns chinelos reduz em grande parte a probabilidade de infeção.

Onicomicose

São as bactérias no ginásio que causam infeção nas unhas dos pés. Tal como acontece com os fungos, a probabilidade de infeção é muito reduzida se optarmos por usar chinelos no ginásio.

Foliculite

As bactérias presentes no ginásio que criam esta doença chamam-se Staphylococcus aureus. Estas bactérias infetam o folículo piloso e causam manchas brancas em seu redor.

Gripe

Sem surpresas, entre os organismos que encontramos no ginásio, destaca-se a gripe. Neste caso não se trata de uma bactéria, mas sim um vírus, o que é algo diferente, mas igualmente prejudicial. É possível apanhar a gripe num ginásio como em quase qualquer outro lugar com uma alta concentração de pessoas, embora o ambiente quente acabe a favorecer a sua disseminação.

Tambien te puede interesar

espermograma

O espermograma é um dos primeiros exames que deve ser realizado quando se pretende detetar uma possível infertilidade. Este exame é realizado a partir de uma amostra de sémen, e permite determinar se o nível de produção de esperma e de gâmetas masculinos é considerado baixo ou normal.   Espermograma O objetivo do espermograma é […]

1 Agosto, 2023
Azoospermia

A azoospermia é a ausência de espermatozoides no sémen. As causas da azoospermia incluem um bloqueio ao longo do trato reprodutivo, problemas hormonais, problemas de ejaculação ou problemas com a estrutura, ou função testicular. Muitas das causas podem ser tratadas ​​e a fertilidade masculina pode ser restaurada. Em casos nos quais não é possível tratar […]

21 Julho, 2023
diabtes

A diabetes é uma doença frequente, caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue.  A diabetes é uma condição em que o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo I), ou a insulina produzida não funciona como deveria (diabetes tipo 2). A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 180 milhões de […]

2 Junho, 2023